tag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post4674612955337198410..comments2023-10-20T14:57:03.268+01:00Comments on DESMITOS: A RECEITA MÁGICA DO INVESTIMENTO PÚBLICOAlvaro Santos Pereirahttp://www.blogger.com/profile/13898435603898462072noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-24896407472136235352008-11-24T23:49:00.000+00:002008-11-24T23:49:00.000+00:00Concordo plenamente.Aliás, diria mesmo que se calh...Concordo plenamente.<BR/><BR/>Aliás, diria mesmo que se calhar antes do TGV, seria talvez benéfico dotar o interior de uma linha férrea mais abrangente (mais outro factor para atrair pessoas).<BR/><BR/>Como se costuma dizer: melhor que dar um peixe é ensinar (ajudar) a pescar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-91902702998543652702008-11-24T16:46:00.000+00:002008-11-24T16:46:00.000+00:00Apoio e subscrevo. Conquanto ache que as ligações ...Apoio e subscrevo. Conquanto ache que as ligações ferroviárias portuguesas podem ser melhoradas, o TGV cá dentro não compensa o que vai custar.<BR/><BR/>Precisamos, isso sim, de incentivos ao pequeno e médio investimento privado.Gihttps://www.blogger.com/profile/05744082103218921773noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-31988931259247624882008-11-24T12:34:00.000+00:002008-11-24T12:34:00.000+00:00Caro Álvaro Santos Pereira:O seu raciocínio faz se...Caro Álvaro Santos Pereira:<BR/><BR/>O seu raciocínio faz sentido mesmo não sendo original. Essa mesma ideia, com a qual concordo, foi também avançada - na Conferência do Fórum para a Competitividade dedicada ao Orçamento do Estado em Outubro de 2007 - pelo Chairman da Sonae, o Eng. Belmiro de Azevedo. Nessa altura o Eng. Azevedo afirmou que preferia "300 investimentos mais pequenos de 100 ou 200 milhões de euros do que dois ou três que levem muitos mil milhões e que obriguem à importação de mão-de-obra”, referindo-se ao programa de obras públicas do actual Governo. <BR/><BR/>O TGV, em minha opinião, deve tão-somente ligar Lisboa à fronteira Espanhola em Badajoz; e isso servirá para cumprir formalmente o plano europeu de ligação em alta velocidade. Esse enorme esforço financeiro, que vai ser pago ao longo de muitas gerações, chega e sobra para cumprir os compromisso políticos (de rentabilidade muitíssimo duvidosa) assumidos por Portugal nessa matéria. <BR/><BR/>Como muito bem diz, esse “sebastianismo” das obras públicas "faraónicas" já não se justifica na actualidade. O investimento público de grandes dimensões deverá ser criteriosamente aplicado sempre que o interesse nacional assim o exija e não usado como padrão repetitivo de “receita milagrosa” de estímulo à economia.<BR/><BR/>Também concordo consigo quando refere que há muitas áreas onde podemos (e devemos) investir com boa rentabilidade futura ao invés de apostarmos massivamente em uma ou duas com retornos duvidosos. <BR/><BR/>No entanto, a continuidade de tais estratégias de investimento só depende dos decisores políticos (e dos lobbies que os apoiam) e, em última instância, de quem os elegeu. <BR/><BR/>Se cada população merece os políticos que tem, o nosso povo (ocupado em sobreviver dia-a-dia, distraído pelo pão e circo que lhe alivia as angústias e confundido pelo debate ilusório dos temas que são a espuma dos dias) faz por merecer a política (e a governação)que temos tido. <BR/><BR/>Um abraço do Algarve.JAMhttps://www.blogger.com/profile/13639566885520371678noreply@blogger.com