tag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post823266025187576389..comments2023-10-20T14:57:03.268+01:00Comments on DESMITOS: A CORRUPÇÃO E A CRISEAlvaro Santos Pereirahttp://www.blogger.com/profile/13898435603898462072noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-4501506380072804812009-06-05T01:25:27.410+01:002009-06-05T01:25:27.410+01:00Caro Álvaro, já tinhamos "falado" neste ...Caro Álvaro, já tinhamos "falado" neste artigo que achei muito neessário. Venho aqui e agora unicamente referir que é uma oerda o Público ter acabado com o caderno de Economia , logo lá o deixarmos de poder ler.......<br />Espero ter outros locais, para além deste seu agradavel blog....<br /><br />um abraço do<br /><br />AugustoAugusto Küttner de Magalhãeshttp://porto.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-76266555556496969622009-05-25T21:49:43.985+01:002009-05-25T21:49:43.985+01:00Caro Álvaro,
Acabei de ver a candidata do PCP à E...Caro Álvaro,<br /><br />Acabei de ver a candidata do PCP à Europa, Ilda Figueiredo a defender publicamentea seguinte medida :<br /><br />Manutenção dos salários dos trabalhadores e redução do número de horas de trabalho obrigando as empresas assim a admitir mais trabalhadores e a reduzir o desemprego.<br /><br />O que a curtissimo prazo causaria uma enorme quebra de produtividade, falência de milhares de empresas e consequente aumento exponiencial do desemprego.<br /><br />Esta teoria não foi do MRPP que tem 0,5% dos votos. Quem defende esta politica é um partido que tem cerca de 10% dos votos.<br /><br />Com um povo que ouve asneiras destas e ainda dá 10% de votos a esse partido, como acha o Àlvaro que que vai ser o futuro deste país. E se juntarmos outros 10% a ideias similares do BE, eu não tenho qualquer duvida que Portugal não tem futuro. Até porque os partidos do Governo dão péssimos exemplos, revoltando as pessoas e fazendo que elas votem nos PCs e Cª.<br /><br />Não sei se o que é mais espantoso é ver gente responsável dizer coisas desatas se é ver jornalistas calarem-se perante tamanhas alarvosidades. Sabendo-se que isto não é dito por acaso e obedece a uma estratégia pensada de destruição dsa nossa economia.<br /><br /><br />Como é possivel isto acontecer?<br /><br /><br />Antonioantoniohttps://www.blogger.com/profile/04972663607080385491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-45075212295242210452009-05-18T08:53:00.000+01:002009-05-18T08:53:00.000+01:00Caro Álvaro,
Uma pequena ideia no combate à corru...Caro Álvaro,<br /><br />Uma pequena ideia no combate à corrupção.<br /> Quase sempre a corrupção está ligada a projectos de imobiliário. Desde o caso Braga Parques ao Freeport, quase sempre que se fala de corupção fala-se de projectos imobiliários. Penso pois que deveria ser nesta área que se devia actuar esvaziando a necessidade de recorrer à corrupção.<br /><br />Aqui vai uma ideia: quando se apresenta um projecto imobiliário, o projectista é obrigado a fazer uma investigação exaustiva sobre toda a legislação aplicável dos diversos organismos. Muitas vezes ele nem sabe quantos organismos públicos é que têm de intervir na apreciação do processo. Em Lisboa tenho ouvido dizer que chegam a ser13 os organismos consultados. <br /><br />Passar na peneira de 13 organismos diferentes ( PDM. bombeiros, património,etc. etc.) é tarefa quase impossivel. E exige do projectista um enorme trabalho de malabarismo que leva aos almoços e aos conhecimentos etc. E claro, o problema não é só a legislação aplicável. É sobretudo a sua interpretação. <br /><br />E neste processo todo as Câmaras são as entidades centralizadoras que recebem os projectos e os distribuem pelas diversas entidades.<br /><br />Na minha opinião seria muito mais lógico que sempre que se pretende apresentar um projecto para determinado local se fizesse uma consulta às Câmaras que informariam de qual a legislação aplicável e as restrições existentes. Nada melhor do que a própria Câmara para saber dizer como as coisas se deverão processar no território em que tem jurisdição.<br /><br />Uma resposta com prazo determinado e que comprometesse a própria Câmarade uma forma abstrata e o técnico responsável pela informação.<br /><br />Tipo: Neste local o máximo de construção é de x m2 por cada y m2 de terreno, altura máxima de z pisos, obrigando a um estacionamento de k lugares por piso e dado ser uma zona históricamas fachadas têm de obedecer a ...... <br /><br />Esta informação de carácter abstrato emitido por um gabinete juridico/arquitectónico da própria Câmara, gabinete este sem qualquer intreferência na apreciação dos projectos, limitava imediatamente os malabarismos a montante e a jusante que fazem parte do esquema nacional de corrupção.<br /><br />Esta solução tornaria os processos muito mais céleres, visto que o projectista ficava a conhecer os seus limites logo à partida, evitando que o processo andasse anos a circular pelos gabinetes com todo o cortejo de influências associado. E evitaria em grande medida que os políticos das câmaras ou os técnicos que apreciassem os projectos tivessem tanta liberdade para exercer influência pessoal na sua apreciação.<br /><br />Estes métodos não são inovadores, pois ao que sei são aplicados na nossa vizinha Espanha. Não sendo a solução final que nunca existirá, restringem em grande medida a influência pessoal de certas pessoas bem posicionadas no circuito e que levam a que a corrupção seja encarada como a única forma de fazer face aos obstáculos, quer legais, quer burocráticos.<br /><br />Infelizmente a tradição em Portugal é de legislar e legislar e legislar, criando uma teia de legislação pouco transparente e dessiminada que obriga a que a corrupção seja encarada como a única forma de ultrapassar os obstáculos.<br /><br /><br />O simplex em Portugal limita-se a simplicidae de obter certidões e apresentar declarações ficais pela internet. Ou para criar empresas.<br /><br />O simplex faz-se apenas sentir naqueles actos aonde a intervenção humana era simplesmente colocar um carimbo ou tirar uma fotocópia.<br /><br />Em tudo o resto as coisas estão cada vez mais complicadas para que os favores se eternizem.<br /><br />Um abraço<br /><br />Antonioantoniohttps://www.blogger.com/profile/04972663607080385491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1341672289847404071.post-26924947371212819102009-05-17T19:21:00.000+01:002009-05-17T19:21:00.000+01:00Caro Álvaro,
Existem diversos tipos de corrompido...Caro Álvaro,<br /><br />Existem diversos tipos de corrompidos:<br /><br />1) Os melhores são os descarados. São aqueles que sabendo que necessitamos de algum favor seu, não esperam pelo pedido. Vêm eles próprios propor-nos os seus bons oficios.<br /><br />2) A seguir há aqueles que esperam a iniciativa do corruptor activo. A bola é passada para o lado do corruptor activo e é este que tem de correr os riscos iniciais.<br /><br />Mas depois de entabuladas as negociações e aberto o jogo tudo se torna fácil.<br /><br />3) Depois há aqueles que nunca dão a cara. São necessários mensageiros. E nós nunca sabemos exactamente com quem estamos a lidar. E também nunca sabemos exactamente a que mãos vai parar a a massa.<br /><br />Estou a falar claro de pequena corrupção: dos 500 aos 10.000 €.<br /><br />A seguir temos também uma classificação quanto às formas de pagamento.<br />a) Há os que querem receber adiantado,<br />b) os que querem apenas um sinal<br />c) os que querem apenas receber no final, não vá a coisa correr mal<br />d) aqules que deixam ao nosse livre critério a valor do pagamento "você paga aquilo que achar que é justo". Este é o modelo de pagamento mais difícil porque pode haver um desfazamento <br />entre as expectativas do corruptor passivo e a disponibilidade do corruptor activo.<br /><br />Não existem naturalmente dados muito fidedignos sobre a corrupção.<br /><br />Mas todos nós sabemos que a ocasião faz o ladrão. E eu estou absolutamente convencido que, pelo menos ao nivel do poder local, a corrupção é mais que muita. A teia de procedimentos burocráticos e as barreiras administrativas convidam à pequena corrupção.<br /><br />Muitos dos técnicos das Câmaras têm gabinetes de engenharia e arquitectura e que dão a garantia de aprovação de projectos.<br /><br />isso faz-me lembrar um primeiro ministro faz de conta de uma país faz de conta que não sendo arquitecto fazia uns projectos horrorosos lá para as Beiras e que passavam sempre em prazos record.<br /><br />Ou faz-me lembrar eventualmente uma sociedade de advogados que tem avenças com mais de metade das Câmaras dos País e que até achava que só meia duzia de sociedades de advogados é que deviam ter acesso aos contratos com as Câmaras, a bem da transparência. Enfim, pequenas judiarias.<br /><br />E com todo o sistema legislativo e judicial nacional num caos (a grande obra do regime) haverá certamente tendência de crescimento da corrupção.<br /><br />E já agora, deixe-me dizer algumas palavras em abono da corrupção.<br /><br />Não me refiro à corrupção que promove situações ilegais. Refiro-me à corrupção que faz com que os processos andem menos devagar. Viva a corrupção, porque se não fosse a corrupção que começa nos almoços e sabe-se lá onde acaba o país ainda estaria mais atrasado.<br /><br />Porque querendo o legislador sobre tudo legislar e criando uma apertadissima malha legislativa sobre todas as iniciativas, entope os próprios tribunais e a sociedade civil.<br /><br />Não sendo fácil mudar, torna-se em Portugal com a sua tradição legislativa praticamente impossivel mudar o panorama. <br /><br />Antonio<br /><br /><br />~antoniohttps://www.blogger.com/profile/04972663607080385491noreply@blogger.com