14 outubro 2009

AINDA AS AUTÁRQUICAS


Para bem ou para mal, as eleições do último domingo não trouxeram grandes surpresas. Alguns resultados interessantes, mas nada de dramático. De todos os escrutínios, o meu resultado favorito foi o de Felgueiras. É bom saber que, afinal, toda a atenção mediática ligada aos casos de alegada corrupção sempre tem algum impacto nas escolhas dos eleitores. O que era bom era que o exemplo de Felgueiras fosse repetido noutros lugares e mais vezes. Muitas mais vezes.
Interessantes, interessantes, irão ser as próximas eleições autárquicas, quando a legislação sobre o limite de mandatos vai começar a ter efeito. Cerca de centena e meia de autarcas vão ser impedidos de concorrer ao emprego que tiveram durante anos e anos a fio. Resultado? Ou muito me engano, ou nos próximos tempos a questão da regionalização vai ser ressuscitada por muitos destes autarcas quase-desempregados. É que nada melhor do que a promessa de centenas de novos cargos políticos para fazer reavivar a quimera da regionalização, a qual, certamente, se tornará na próxima receita mágica neste cantinho à beira-mar plantado.

7 comentários:

Gi disse...

Álvaro, se começássemos a fazer força para que a regionalização levasse a maiores regiões administrativas e não menores, e regiões proporcionais ao número de habitantes?
Teríamos aí uma dúzia de regiões no máximo, em vez de trezentos e tal municípios.

Anónimo disse...

Beja para mim é uma grande surpresa. Foi desde sempre comunista e agora é socialista. Como bejense sinto-me feliz. O Alentejo está a ficar menos vermelho. Sines e Aljustrel seguiram o mesmo rumo.

antonio disse...

Caro Alvaro,

Concordo consigo em absoluto. A regionalização vai ter de empregar essa gente toda. E vai ser mais uma estrutura caríssima que vai complicar tudo. Porque para além do poder central e das câmaras vai haver mais uma entidade a opinar.

A propósito, estou a ficar monárquico só de pensar que andamos neste momento a pagar 4 reformas de presidentes. Ramalho Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco. Ao menos o rei é só um. Dá menos despesa.


Antonio

Gi disse...

Antonio, a reforma do presidente Cavaco ainda não estamos a pagar, embora esteja possivelmente para breve, quem sabe?

Augusto Küttner de Magalhães disse...

Muito interessante ver-se que afinal parece que – nós - eleitores não somos burros de todo:

- nas Europeias um castigo forte ao PS

.- nas legislativas uma indicação de que tudo tem o seu espaço, a sua medida, e necessidade de mais acordos, com o PS à frente, o aviso de “cautela” já havia sido dado.

- nas autárquicas um aviso ao BE e ao CDS que afinal não podem vir das legislativas com ar de que tomaram conta do País, e daí vão remetidos ao seu “espaço”.
Confiança nos mais próximos mas com ligação aos Partidos.
Castigos em Felgueiras e Marco de Canaveses

Bem se a regionalização for para criar mais lugares.....JAMAIS. NEVER

Se for para descentralizar dependências do Governo Central, sem criar um unico novo cargo, sem atribuir benesses, sem dar prémios, até possivelmente reduzindo serviços locais, por se repetirem com os a descentralizar...seria de se pensar....mas só assim.

Anónimo disse...

The first step is as good as half over.


--------------
Sofia University of St. Kliment Ohridski

Anónimo disse...

Never, never, never, never give up

-----------------------------------