04 março 2010

PORTUGAL: THE NEXT GREECE

Foi com este título que a BBC World está hoje a abrir os seus noticiários da secção de Business. News São mais de 5 minutos de reportagem (a abrir os noticiários!) sobre o nosso país. Porquê? Por causa da greve geral de hoje. A BBC fala dos problemas ("troubles") laborais em Portugal, e sublinha que um "simples" congelamento de salários está a dar azo a uma enorme greve geral. O descontentamento é inimigo da estabilidade dos mercados e, por isso, não será de estranhar que, face a esta publicidade toda, aconteçam novos ataques especulativos contra o euro e "contra" a dívida pública portuguesa. Ainda por cima, a BBC menciona um facto que era por demais evidente já há algumas semanas atrás: no Orçamento de Estado, o governo previu um decréscimo do défice orçamental em um mero ponto percentual. Ou seja, por mais que o governo queira fingir o contrário, um decréscimo do défice orçamental em 1% do PIB não é sinónimo de contenção orçamental nem aqui nem em qualquer outro país do mundo. Uma situação ainda mais evidente quando a própria Grécia (que é a Grécia) previu baixar o défice orçamental em 4% do PIB este ano.
Enquanto isso, o governo continua a adiar (até sábado) a apresentação do novo documento sobre o Pacto de Estabilidade. Com amigos assim, quem é que precisa de inimigos?

1 comentário:

antonio disse...

Caro Àlvaro,

Fico espantado com a UE. Como é possivel que a UE ainda conceda credibilidade ao 1º ministro mais trapalhão do universo e a um minitro das finanças que falha as suas previsões de uma forma vergonhosa? Estou desconfiado que Portugal ainda não foi "atacado" porque está debaixo do chapeu de chuva espanhol.. Sê-lo-á quando Espanha for atacada. E quanto ao PEC ele vai servir apenas para adiar um problema por uns meses. Porque Portugal não tem solução.

Portugal não vai desparecer mas certmente que vai empobrecer e passar para a 2ª divisão.