06 abril 2010

PREÇOS DAS CASAS

O Financial Times analisa a evolução do mercado imobiliário na Europa no último ano. Pelo que parece, após as perdas substancias em 2008 e na primeira metade de 2009, muitos dos mercados imobiliários europeus começam a dar sinais de retoma. Em relação a Portugal, os dados são igualmente interessantes, pois o mercado português foi um dos poucos em que se registou uma evolução positiva (0,9%). Os preços ainda estão praticamente estagnados, mas, pelo menos, subiram ainda que pouco.
Aliás, vale a pena sublinhar que a evolução do mercado imobiliário português nos últimos 15 anos é bastante interessante. Os preços subiram entre 1995 e 2001, devido à descida das taxas de juros e às maiores facilidades de crédito relacionadas com a nossa entrada no euro, mas depois estagnaram ou desceram mesmo. Portugal teve assim uma expansão do mercado imobiliário antes de outros países europeus (como a Espanha e a Irlanda), e a subida dos preços foi bem mais contida. Assim, contrariamente a estes países, Portugal escapou à bolha imobiliária cujo rebentamento está a ter enormes consequências para as economias espanholas e irlandesas. Um outro facto interessante do mercado imobiliário português é que entre 1980 e 2005, os preços reais do mercado praticamente não subiram. Esta conclusão foi retirada por um estudo do FMI, que caracteriza o mercado imobiliário português como essencialmente um "slow mover" quando comparado a outros países europeus. Por que será?

2 comentários:

antonio disse...

Caro Àlvaro,

Tudo isto é muito estranho. Ainda muito recentemente li que a contrução em Lisboa tinha baixado 75%. No Algarve onde vivo está tudo à venda e encontram-se muitos empreendimentos parados.

Estudos são estudos mas nem todos os estudos têm a qualidade desejada. Deviam-se efectuar estudos sobre eses estudos que permitiram chegar a conclusões tão estranhas.

Antonio

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Não acho assim tão estranho, uma coisa é construção, outra coisa são vendas. E o facto de não se vender ou de haver muitos imóveis à venda até pode ser um indicador de alguma iliquidez do mercado, implicando uma não descida dos preços.

Depois há que entender qual é a base do índice, se de avaliação se transaccional.

Se olharmos para os índices disponíveis em Portugal, vemos que entre 2003 e 2008, o Valor Médio de Avaliação Bancária (INE) pouco ou nada mexeu; o SIR (Imométrica) está agora em máximos de 2005.

Na realidade, os preços não baixaram assim tanto nos últimos 3-5 anos porque também não subiram assim tanto nos antes anteriores.

Por fim, dizer que estamos sempre a falar de preços médios de mercado, naturalmente há excepções e há que distinguir fogos novos de usados.

Bons negócios (imobiliários)!