Segundo o documento da troika, a dívida publica nacional no final de 2011 já poderá rondar os 175,9 mil milhões de euros, algo como 103% do nosso PIB. Em 2012, a dívida pública naciona poderá ascender a um máximo de l89,4 mil milhões de euros.
Uma coisa é certa e ninguém consegue dizê-la: Portugal não vai conseguir pagar esta dívida! Por duas razões principais: 1 - os juros a que a tem são incomportáveis, além de exploratórios por parte dos credores (UE inluída!)do "pobre" que é Portugal. 2 - A economia teria de crescer 3 a 4% ao ano para gerar riqueza que pudesse manter o Estado, amortizando, ao mesmo tempo, juros e dívida, e isso não aconteceu nem se preveja que algum dia venha a acontecer. Haverá alguma mágica que destrone estas duas realidades? A nossa consolação - que, claro, não é suficiente para coisa nenhuma! - é que todos os países do mundo ocidental e não só estão mais ou menos endividados!...
2 comentários:
Não pára de aumentar! Sempre estou para ver como é que o Estado vai conseguir pagar a fornecedores a 90 dias...
Uma coisa é certa e ninguém consegue dizê-la: Portugal não vai conseguir pagar esta dívida! Por duas razões principais:
1 - os juros a que a tem são incomportáveis, além de exploratórios por parte dos credores (UE inluída!)do "pobre" que é Portugal.
2 - A economia teria de crescer 3 a 4% ao ano para gerar riqueza que pudesse manter o Estado, amortizando, ao mesmo tempo, juros e dívida, e isso não aconteceu nem se preveja que algum dia venha a acontecer.
Haverá alguma mágica que destrone estas duas realidades?
A nossa consolação - que, claro, não é suficiente para coisa nenhuma! - é que todos os países do mundo ocidental e não só estão mais ou menos endividados!...
Enviar um comentário