04 junho 2011

RESPONSABILIDADE

Uma boa gestão das contas públicas e uma boa gestão macroeconómica não é uma questão de Esquerda ou de Direita. É uma questão de responsabilidade e de competência. Dois atributos desconhecidos pelos governos dos últimos 6 anos. E é também por isso que este governo merece perder, e perder bem, nas eleições de amanhã. Se tal não acontecer, estaremos a compactuar com as políticas que nos conduziram à beira da bancarrota, a um desemprego verdadeiramente histórico e a uma nova grande vaga emigratória. É por isso que é tão importante não deixar de votar nas eleições mais importantes desde o início da nossa democracia.

3 comentários:

Manuel disse...

Caro Jorge M.

Deixei-lhe um comentário ao seu comentário no post «Redução das Pensões».
Como já ficou muito para trás, deixo-lhe aqui esta informação para o poder ir ler.

ASP
Quanto a este post, «Responsabilidade», só podemos estar de acordo com o princípio genérico, contudo, o resto, a deplorável propaganda eleitoral partidária e o esquecimento do período muito anterior aos 7 anos do ilusionismo socratista, está em linha com o tom geral do blogue. Porquê omitir sistematicamente a bagunça esquerdista do verão quente (que destruiu materialmente as empresas e psicologicamente as elites), a «competência» cavaquista» (que recebeu milhões e fez autoestradas, gastou em cursos de formação para especialistas em nada, distribuiu aos agricultores e aos armadores para comprarem jipes e piscinas a troco de cultivarem nada e de pescarem coisa nenhuma, e criou essa maravilha da contabilidade criativa que são as PPP, estamos a pagar a ponte Vasco da Gama a preço de ouro, mas o negociador da altura – Ferreira do Amaral – é o presidente da Lusoponte agora), a bananice guterrista (que construiu estádios de futebol sem jogos, como o do Algarve), o oportunismo barrosista (que à primeira oportunidade fugiu para o El Dorado) e a incompetência santanista (que distribuiu secretarias de Estado pelo país como que deita sementes ao vento)?
Basta ir ao post mais abaixo, «O verdadeiro legado deste governo» e ver com atenção o gráfico que lá se publica sobre o PIB potencial. Aí se mostra bem como a economia portuguesa tem vindo SEMPRE a perder força, excepto em dois curtos períodos à custa do consumo interno por conta dos fundos europeus, do petróleo barato e das taxas de juro baixas.
O Sócrates é o que sabemos, mas as costas dele têm apenas a largura da sua incompetência.
Tudo o resto é propaganda rasteira, pouco própria de um blogue de economia e de um professor universitário, mas enfim, é a qualidade das elites que temos.
É em boa parte por causa disso que estamos assim.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. Votamos nas eleições para que quem ganha execute uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos. Até recebem salário e mordomias para o fazerem sem estarem preocupados com a vida "doméstica", no entanto cada "tiro cada melro", só vemos buracos por todo o lado, contratos ruinosos, obras que nem os paises ricos fazem desta maneira, consumos energéticos elevados, tudo "á grande e á francesa" e o país fica com o "menino nos braços"? Arrumar a casa vai ser uma operação dificil...espero que os novos inquilinos consigam....

Sérgio de Almeida Correia disse...

Dentro de quatro anos, se não for antes, cá estaremos para confirmar o que escreveu.

Boa sorte.