15 janeiro 2009

JUROS ZERO (2)

Ainda a propósito do post sobre os juros zero nos EUA, gostaria de agradecer os comentários. O DeKuip tem toda a razão. São 0,75 pontos percentuais e não 75 pontos percentuais. Obrigado, já emendei o post.
OAlfred the Pug contesta a existência da armadilha da liquide e diz:"A Fed ainda pode utilizar a política monetária através da compra e venda de Treasury Bills, papel comercial, etc. Aliás, muitas destas ferramentas foram propostas por Bernanke há uns anos atrás antes de ele ser Chairman of the Federal Reserve e muitas delas já foram utilizadas."
Sem dúvida. Ainda há margem de manobra. O problema é quehá o risco da política monetária não ser mais eficaz se a liquidez adicional oferecida aos bancos não for utilizada. É em parte o que está acontecer, pois os bancos continuam muito relutantes em conceder crédito. No fundo, o que eu queria alertar nesse post era a possibilidade debatida por Paul Krugman de que a economia americana poderá estar a chegar a um ponto em que a politica monetária já não é eficaz para estimular a economia.

Sem comentários: