12 janeiro 2008

LIVRO DA SEMANA (2)

Muitos despertaram para a literatura turca quando Orhan Pamuk ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2006. Aqui estava uma janela para um mundo distante, um mundo cheio de contradições, um mundo em que o passado e o futuro se confundem, um mundo em que os secularistas não são necessariamente melhores que os islamistas, um mundo permeado por tensões religiosas e culturais. Se gostou de Pamuk, então é hora de conhecer Elif Shafak.
Shafak ficou conhecida no mundo ocidental pelas razões erradas. Depois de publicar o seu romance mais recente, "The Bastard of Istambul" (na foto), Shafak foi acusada de atacar a cultura turca ao caracterizar o massacre dos Arménios na Primeira Guerra Mundial como um genocídio. Como Pamuk, as acusações foram mais tarde retiradas.
Contrariamente aos seus cinco livros anteriores, The Bastard of Istambul foi escrito em inglês, provavelmente por razões comerciais e, quiçá, como um desafio pessoal da escritora que também é professora de literatura turca na Universidade de Arizona.
O livro relata a história de duas famílias. Uma vive em São Francisco e tem ascendência armena. A outra é a turca e reside em Istambul. No romance, o passado e o presente interagem constantemente, e o confronto entre as duas culturas é uma das características mais interessantes da história. No final percebemos que, afinal, as duas famílias e as duas culturas têm muito mais em comum do que parece à primeira vista.
Não sendo uma obra-prima, este é um livro que vale a pena ler. A escrita de Shafak é mais colorida, mas menos elaborada do que Pamuk. Não tendo as subtilezas dos romances de Pamuk, a escrita de Shafak dá-nos uma outra visão sobre esse mundo fascinante, onde tantas culturas e religiões confluem, que é a Turquia. A obra de Shafak merece ser conhecida pelo público português e, por isso, esperemos que surjam traduções dentro em breve.

Sem comentários: