24 março 2008

MOÇAMBIQUE RESSUSCITADO

Se há uma razão que me levou a estudar Economia foi a questão do desenvolvimento económico. E para um(a) economista há poucas coisas mais interessantes e recompensadoras que um milagre económico. Nós não precisamos de olhar muito longe para vermos um. Não temos que olhar para a China. Não temos que nos virar para Ásia, para a América ou para a Europa. Na economia mundial, um dos milagres económicos mais impressionantes da última década tem-se passado num país que diz muito para muitos(as) portugueses(as): Moçambique. De caso perdido nos anos 80 a milagre económico, a viagem de Moçambique é verdadeiramente fascinante. Uma autêntica lição para muitos países subdesenvolvidos.

Moçambique é hoje em dia um exemplo a seguir pelos países subdesenvolvidos, um exemplo constantemente citado pelas principais organizações internacionais, desde a ONU ao FMI ao Banco Mundial. É claro que Moçambique é ainda um país extremamente pobre, um país ainda bastante desigual, um país com enormes carências sociais e económicas. Ainda assim, Moçambique é hoje um país que pode e deve sonhar. Um país com futuro. Um país independente, sem guerras e com crescente prosperidade. Um país que deve ser admirado. E estudado.

Há uns meses atrás eu sabia pouco sobre Moçambique. Pouco mais do que as ideias correntes que vigoram entre nós. Pouco mais do que as imagens que vemos nos telejornais e que lemos nos jornais. Foi então que surgiu a oportunidade de efectuar um estudo comparativo das economias angolana e moçambicana. Desse estudo nasceu um outro estudo mais aprofundado da economia moçambicana através de um trabalho para as Nações Unidas. Desde então, não tenho deixado de ficar verdadeiramente impressionado com o progresso de Moçambique, que é um dos casos de sucesso da África actual. É por isso que, a propósito da visita de Cavaco Silva, irei nos próximos dias colocar alguns posts sobre a economia moçambicana e o enorme progresso que o país tem feito desde que a paz foi alcançada em 1992. Entretanto, para aumentar o apetite, fica aqui a trajectória do produto interno bruto por moçambicano desde 1950:



Fonte: Calculado com dados de Maddison (2001, 2007)

Sem comentários: