18 março 2009

SOUSA MENDES


Um dos heróis portugueses do século 20 foi Aristides de Sousa Mendes, que salvou dezenas de milhares de judeus da perseguição nazi à revelia do regime português. Acaba de ser publicado um livro sobre Sousa Mendes que ainda não li, mas que irei certamente fazê-lo assim que possa. O livro chama-se "Ariistides de Sousa Mendes - Um Justo Contra a Corrente", foi escrito por Miriam Assor e editado pela Guerra e Paz. Tem ainda prefácio de José Miguel Júdice e o resumo da obra informa-nos:
"Esta é uma obra de cariz fotobiográfico e documental sobre a figura ímpar de Aristides de Sousa Mendes, a sua vida e o sublime acto de humanismo que protagonizou em 1940 salvando mais de 30 000 pessoas da perseguição nazi. Exibir imagens que ilustram a caminhada pessoal de um homem íntegro e que também comprovam a carreira de um diplomata exemplar, repor a legítima verdade com o auxílio rigoroso de documentos oficiais provenientes do Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros são os elementos que constituíram o propósito da elaboração do livro."

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida, um herói. Pena que a sua casa esteja da forma em que está, em ruínas, na Vila de Cabanas de Viriato. Os habitantes e a Autarquia, há anos que pedem para que seja reconstruída e que se utilize para um museu em homenagem a essa grande figura. Os nossos políticos não são sensíveis a causas como estas,... é pena!
António Pereira