15 setembro 2009

A SAÚDE DOS PORTUGUESES

Estava a ler o relatório da OCDE sobre a Saúde em Portugal e alguns dados saltaram-me à vista. Apesar de reclamarmos muito sobre o que está mal (e ainda bem que o fazemos) na saúde nacional, a verdade é que é fácil esquecermos o grande progresso registado nas últimas décadas. Deste modo, vale a pena relembrar o que já alcançámos:
  • A esperança de vida em Portugal é de 78.9 anos, igual à média da OCDE.
  • A taxa de mortalidade infantil portuguesa foi de 3,3 mortes por 1000 nascimentos de nados vivos, substancialmente menor do que 24,2 por 1000 em 1980. Portugal tem uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil na OCDE.
  • A maior surpresa que tive foi constatar que Portugal tem uma das taxas de fumadores diários mais baixas da OCDE! Pensei que seríamos dos piores, mas, afinal, não. Cerca de 19,6% dos(as) portugueses(as) declaram-se fumadores diários, bem menos do que a taxa média da OCDE (23,3%).
  • A generalidade dos índices de saúde pública melhoraram consideravelmente nas últimas décadas
  • Uma nota mais negativa regista-se em relação às taxas de obesidade, que aumentaram de 11.5% em 1996 para 15.4% em 2006. O efeito do crescimento da fast food nos últimos anos (e os poucos incentivos à promoção de vidas mais activas) está à vista.

1 comentário:

António Carlos Pereira disse...

A obesidade é realmente um problema grave em Portugal, para além do aspecto físico e estético que só preocupa, a alguns, no verão, há os problemas de saúde que daí advêm, bem como a despesa que estas doenças dão tanto ao estado como ao cidadão. Penso que um pouco de exercício físico pode ajuda a combater este problema. Sinto-me um sortudo por viver numa região do país que tem uma rede de percursos pedestres de excelente qualidade. Para no ano de 2010, iremos ter uma ecopista, a maior do país com cerca de 50 km, que ligará Viseu a Santa Comba Dão. Condições para o exercício físico não faltam, falta por vezes a vontade.

Carlos