10 novembro 2009

DESIGUALDADES

Portugal é um dos países mais desiguais da OCDE. Mas sabia que a desigualdade portuguesa cresceu principalmente desde 1995? E que antes de 1990 as desigualdades diminuiram? Por que será? Afinal, não foi no período 1995-2001 que foram introduzidas várias medidas sociais, como o rendimento mínimo?
Nota: os dados da figura são da OCDE. Os dados são os coefientes Gini (que medem as desigualdades) para Portugal desde 1970.

1 comentário:

antonio disse...

Caro Álvaro,

As desigualdades têm vindo a crescer apesar de termos uma das constituições mais "avançadas" do mundo e de termos uma legislação laboral e social que dá aparentemente grande protecção aos mais desfavorecidos.
Donde se pode inferir que o bem estar e uma maior igualdade económica não se pode fazem por decreto. Têm de se conquistar pela qualidade. E isto é no fundo o cerne da questão. Sem uma alteração profunda da mentalidade, em que em vez de invejarmos o nivel de vida de outros povos queiramos ser como eles, não se vai a lado nenhum. E isso é a missão impossivel. Porque nós somos como somos e não há forma de mudarmos a nossa mentalidade.

Portanto as desigualdades tenderão a aumentar.

Antonio