22 janeiro 2010

MAIS UM DIA DE VIDA

Acabei de ler o livro "Mais um dia de Vida" (Campo das Letras, 1998) do jornalista polaco recentemente falecido Ryszard Kapuscinski. O livro é um importante e impressionante relato da saída de milhares de portugueses de Angola em 1975 e da guerra civil em que esse país emergiu nesse ano. Das imagens que mais se retêm são as descrições de milhares de portugueses desesperados por sair de Angola, levando consigo tudo o que podiam trazer. Kapuscinski descreve que nos últimos dias de colonização portuguesa se construiu uma verdadeira cidade de caixas e caixotes de todo o tipo de materiais. Os mais ricos construíam caixotes enormes e imponentes com os melhores materiais, enquanto os mais pobres tinham somente umas malas ou uns caixotes diminutos feitos de restos de latas, cartão ou pedaços de madeira. O relato de Kapuscinski é um importante testemunho do desespero e desencanto que tantos portugueses sentiram na altura de abandonar Angola, bem como um retrato de como os angolanos viram a saída dos portugueses.
A segunda parte do livro relata as viagens do autor durante as primeiras semanas da guerra civil angolana. A perspectiva é sempre do lado dos apoiantes do MPLA, mas é bem demonstrativa da incerteza e do medo que a população de Luanda viveu nesses dias. "Confusão" é a palavra que ele utiliza para melhor descrever o que se seguiu. Um livro fundamental para percebermos um pouco melhor esse período crucial na nossa história, bem como a angolana. Vale a pena conhecer.

1 comentário:

Portugal Azevedo disse...

Eis um tema que verdadeiramente me interessa pois vivi-o intensamente. Saí de Luanda só depois da independencia e por razões que ainda hoje me espantam.
Vou ler com todo o interesse. Até porque, o que até hoje tenho lido, pouco tem a ver com a verdade de que fui testemunha.