25 março 2010

A CHANTAGEM

A descida do rating da dívida portuguesa era, de certa forma, esperada, assim como confirmou o próprio Ministro das Finanças. Não deixa, contudo, de ser lamentável. Lamentável porque teria sido evitada se o governo não tivesse errado por completo as suas previsões para o défice de 2009. Lamentável porque o governo andou meses a pregar números irrealistas e que só se compreendem por razões eleitorais. Lamentável porque não só o Orçamento de Estado para 2010 é pouco ambicioso no combate aos problemas estruturais das contas públicas nacionais, como o PEC foi manifestamente insuficiente para inverter a desconfiança que os mercados e as agências de rating têm em relação a Portugal neste momento. E ainda mais lamentável porque o governo continua a fazer politiquices com o bem-estar dos portugueses e a esquecer o interesse nacional. 
Só assim é que se pode entender a inqualificável decisão de ratificar o PEC no Parlamento, por forma a arrastar os principais partidos da oposição para a dança suicida que as políticas deste governo estão a causar ao nosso país. A verdade é que o governo não precisava de o fazer. O governo só o fez, porque queria que os principais partidos da oposição assinassem por baixo os sacrifícios que o PEC acarreta, garantindo ainda a manutenção das irresponsabilidade que o documento e o Orçamento de Estado preconizam (vale a pena não esquecer que o TGV Lisboa-Madrid não foi adiado, o novo aeroporto continua programado, assim como todas as auto-estradas projectadas). E o que faz o governo perante a descida do rating da República? Chantagem. Faz autêntica chantagem com a oposição ao afirmar que o chumbo de um documento que não tinha que ser votado pelo Parlamento  levará a uma descida do rating da dívida portuguesa. Pois eu acho que não. Pelo menos, não necessariamente. O que eu sei é que um chumbo do PEC no Parlamento conduzirá quase de certeza a novas eleições. E, perante o estado lastimoso a que chegámos, vale a pena perguntar: e por que não? Por que não?

8 comentários:

Gi disse...

Corremos o risco, perante as alternativas que a oposição oferece, de o eleitorado reconduzir o PS, e quem nos salvará daquele último passo em frente para o abismo?

Carlos Pereira disse...

Pelos visto mais uma ratice do governo. Governa-se como que se estivesse numa competição para ver quem leva a dele por diante. Os problemas de Portugal ficam para depois, o que lhes interessa é gladiar para que a comunicação social os ponha nas primeiras páginas como vencedores de um jogo que não interessa a ninguém a não ser a eles. Querem ser noticia, como dizem os contemporâneos “tu queres é aparecer,… vai mas é trabalhar”. Mediocridade, muita mediocridade na politica portuguesa.
Penso que eleições já, seria um mal menor. A obsessão pelas grandes obras mantém-se, … há obcecados a mais na política portuguesa.

Carlos Pereira

CF disse...

E, perante o estado lastimoso a que chegámos, vale a pena perguntar: e por que não? Por que não?

Parece-me que para já o PS continuaria a vencer quaisquer eleições antecipadas, com uma margem menor o que obrigaria a um governo de coligação.....e com quem?

日本ダービー disse...

第77回 日本ダービー 2010 予想、オッズ、厳選買い目は?人気が平然と馬券に絡む理由とは!?見事に展開を読んで結果を的中させる

出会い disse...

エロセレブとの出会いを完全無料でご提供します。逆援助で高額報酬をゲットしよう

モバゲー disse...

モバゲータウンでいろんな異性と交流を深めあいませんか。異性に対して経験がない方でも簡単にお楽しみいただける、シンプルかつ効率的に優れているサイトとなっています

ツイッター disse...

全世界で大ブームを巻き起こしているツイッター!!それを利用して今まで経験したことがないような恋を経験してみませんか

モテる度チェッカー disse...

モテる度チェッカーが今回リニューアルしました!!今迄と違い診断内容にモテない人と診断された方を救済する、速攻効果が出るモテる為のアドバイスが付きます、またモテる診断された人には、より一層のモテ・テクニックを手に入れませんか