09 fevereiro 2010

A DÍVIDA PORTUGUESA E O EURO

Paradoxalmente (ou talvez não), a nossa dívida pública (bem como a grega e a espanhola) em acelerado crescimento ainda pode ajudar os nossos exportadores. Como? Nos últimos dias, o euro tem-se desvalorizado substancialmente, visto que os investidores estão a apostar contra a moeda europeia. Porquê? Porque os investidores estão cada vez mais preocupados com os crescentes riscos associados à dívida pública de Portugal, da Grécia e da Espanha. Poucos desejam um agravamento da crise, mas, entretanto, os exportadores certamente agradecem o enfraquecimento do euro (principalmente se exportarem para o espaço extra-comunitário).

1 comentário:

antonio disse...

Deus o ouça Álvaro,

Um dos grandes dramas da adesão de Portugal ao Euro é que Portugal não tem qualquer expressão ou influência na economia europeia e a cotação do Euro não está minimamente ligada à credibilidade da nossa economia.

(Ainda na semana passada um meu afilhado que tem uma namorada italiana recebeu uma carta de Itália com endereço de Lisboa, Espanha)

O Euro tem muito pouco a ver connosco. É como calçar uns sapatos emprestados. Dão um péssimmo andar.

Mas como o prorblema neste momento já engloba não só Portuga mas também a Grécia e sobretudo a Espanha que é uma economia que tem alguma expressão, parece que finalmente o Euro está a baixar um pouco o seu valor. Mas até quando' Ou pondo as coisas de outro modo, até quando é que Portugal vai aguentar passear-se com uns sapatos emprstados que não estão adapatados ao seu pé?

Abraço

Antonio