18 fevereiro 2010

O PESADELO ESPANHOL

O New York Times critica o governo espanhol por não oferecer um plano realista ou adequado para combater o enorme desemprego e a crise económica que grassa em Espanha. Segundo o NYT:
"After two decades of dizzying growth — and the collapse of a housing bubble — there is a pervasive feeling in Spain that the party is over and that Mr. Zapatero is offering little more than palliatives for a national hangover."
e
"Analysts worry that Spain’s recovery will be delayed or undercut by a rigid labor market and generous unemployment compensation — and a government that has yet to tackle the problem." Vale a pena ler o resto.

1 comentário:

antonio disse...

Caro Álvaro, Espanha faz parte do grupo PIGS (portugal, italy, greece and spain). Mas garanto-lhe que Portugal ainda está muito pior.

Até porque é hoje muito mais fácil comprar em Portugal um produto feito em Espanha do que comprar um produto português. Estes pura e simplesmente não existem.

O facto de o New York Times se referir a Espanha e ignorar o caso português explica-se apenas pelo facto de Portugal ser uma especie de Moldávia.Portugal é pura e simplesmente irrelevante. Mas tenhamos a consciência que a Espanha produz uma enorme quantidade de produtos industriais e agricolas. E Portugal não o faz. Portanto se Espanha está mal, o que dizer de Portugal????

O grande erro espanhol foi apostar na construção civil como solução para o seu tadicional elevado desemprego. Mas Espanha continua a produzir. Não nos iludamos.

Antonio