22 novembro 2007

LIVROS DO ANO _ ADICHIE


Um dos livros do ano é certamente "Half of a Yellow Sun" de Chimamanda Ngozi Adichie, premiado com o Orange Prize, um dos mais prestigiados prémios literários do Reino Unido.
Esta é uma história poderosa e trágica, que transporta o leitor para os primeiros anos de independência nigeriana e a subsequente tragédia da guerra de Biafra nos anos 60.
O livro narra as vidas de duas irmãs, Olanna e Kainene, antes e durante o conflito de Biafra. Olanna apaixona-se por Odenigbo, professor universitário e pan-africanista, enquanto Kainene, uma revolucionária, se junta a Richard, um inglês introvertido que se vê envolvido na causa de Biafra. Outra personagem central é Ugwu, servente ("houseboy") de Odenigbo, que se vê forçado a participar no conflito militar e que assume um papel crescentemente importante ao longo do livro.
Os protagonistas são todos Igbo e cristãos, os derrotados da guerra, sendo este um contributo essencial para a memória deste conflito que vitimou centenas de milhares de pessoas.
Este é um livro para ler e reler. Esta é uma obra que não vai esquecer.
Esperemos que a tradução portuguesa chegue em breve.

P.S. Tecnicamente, o livro não é deste ano. O livro foi publicado em Agosto de 2006, mas a edição paperback saiu no início deste ano, tendo ganho maior notoriedade a partir de então.

ASP

Sem comentários: