29 dezembro 2007

AINDA VALE A PENA TER SINDICATOS?


Algumas perguntas da SABADO sobre sindicatos:

Os sindicatos portugueses ainda têm uma forte conotação política – é isso que os torna maus e ineficientes ou há outros problemas?
A forte conotação política não ajuda, principalmente porque muitos dos nossos sindicatos estão associados a conceitos e construções utópicas, que estão completamente desajustadas ao mundo actual. Mesmo assim, o que os torna maus e ineficientes é não terem uma visão de conjunto nem de longo prazo da nossa economia. Por exemplo, os sindicatos nos países escandinavos são extremamente poderosos, mas quando as coisas vão mal (ou seja, em tempos de crise) não vão para as ruas denunciar a suposta exploração dos capitalistas e/ou a reivindicar aumentos salariais irrealistas. Pelo contrário, negoceiam com as centrais patronais para encontrarem conjuntamente uma solução para os problemas das suas economias. Claramente, nós devíamos fazer o mesmo.


Ainda vale a pena ter sindicatos ou deveriam acabar de vez?

Não acho que seria saudável acabar com os sindicatos, pois estes ainda desempenham um papel importante na protecção dos direitos laborais. Acima de tudo, vale a pena ter centrais sindicais, pois está provado que negociações salariais centralizadas são mais eficientes para a economia. É por isso que a concertação social é tão importante e é por isso tão lamentável que não seja utilizada tão frequentemente como seria aconselhável. O que os nossos sindicatos ainda não perceberam é que o mundo mudou. Os sindicatos surgiram no contexto do mundo industrial, mas a grande maioria dos nossos trabalhadores está empregada no sector dos serviços. Mesmo no sector industrial, a falta de visão estratégica dos nossos sindicatos prejudica claramente a competitividade das nossas empresas.


ASP

Sem comentários: