02 janeiro 2008

COMENTÁRIOS DOS LEITORES (2)

O Miguel Faria e Castro, estudante de Economia na UNL, comenta o “Mitos”

“...O seu livro foi, dentro desta temática, uma das obras que mais me marcaram. De forma objectiva, e armado com uma série de indiscutíveis fundamentos estatísticos (caso para dizer: "mais forte era impossível"), consegue desmontar e destruir por completo a grande maioria dos bitaites ... que são persistentemente utilizados por opinion-makers, empresários, sindicalistas e, triste e essencialmente, por políticos portugueses.
Sendo um estudante de Economia a meio do seu curso, não posso deixar de destacar os capítulos referentes à alegada "Invasão Espanhola" e aos "Salários Baixos". Apesar de adoptar um discurso natural, simples e acessível a qualquer leitor ... consegue construir uma perspectiva clara e fundamentada dos problemas que o país atravessa e, acima de tudo, como podem esses problemas ser convertidos em oportunidades. Foi, definitivamente, o aspecto que mais se evidenciou na obra: a harmonia com que foi capaz de compatibilizar a acessibilidade do discurso ao "comum mortal" e o "trabalho de bastidores" econométrico que suporta todos os pontos que são assertados ao longo do livro.
Sem qualquer dúvida, terminei a leitura do livro com a ideia de que este, sim, deveria ser um manual indispensável, leitura preparatória obrigatória para qualquer político, economista ou comentador que se atreva a escrever mais do que duas linhas (ou mesmo só duas linhas!) sobre a Economia Portuguesa.
Um grande bem haja, os meus parabéns pel'Os Mitos e, acima de tudo, os meus agradecimentos pela excelente leitura!”

Muito obrigado pelas simpáticas palavras. O livro foi, sem dúvida, escrito a pensar nos não-economistas, bem como nos próprios estudantes de Economia. Quando era estudante, sempre procurei encontrar um livro que me explicasse de forma mais simples e natural os problemas da economia portuguesa, sem recurso a modelos elaborados ou sofisticados testes econométricos. Foi com essa intenção que o Mitos foi escrito e é bom saber que, segundo o Miguel, este objectivo foi cumprido.

ASP

Sem comentários: