31 março 2008

MAIS MUÇULMANOS QUE CATÓLICOS



A tendência já existia há algum tempo. No entanto, só agora é que se confirmou o que era inevitável (devido às diferenças do crescimento populacional): já há mais muçulmanos do que católicos no mundo. Os católicos são cerca de 17.4% da população mundial, enquanto os muçulmanos constituem mais de 19% do tol mundial. Segundo o Monsenhor Vittorio Formenti, "For the first time in history we are no longer at the top: the Muslims have overtaken us". O que seria interessante era que a igreja católica se perguntasse o porquê do declínio relativo (e absoluto?) da sua religião (para além dos factores populacionais). O que é que a igreja católica estará a fazer mal para ver os números dos seus fieis decrescer de uma forma consistente? O que é que os muçulmanos fazem para verem os seus fieis a aumentar crescentemente?
PS. Os cristãos (católicos, protestantes e ortodoxos) ainda são o grupo religioso maior. Cerca de um terço da população mundial considera-se católico. Desconheço se os números agora apresentados contêm ateus e agnósticos.

1 comentário:

Gi disse...

Para mim o crescimento de uma religião monoteísta é assustador.

O que os muçulmanos estão a fazer, além de mais filhos do que os cristãos (como no Kosovo) é aumentar a coesão tribal em confronto com outras tribos. Isto resulta porque o pessoal gosta de viver em tribo, que fornece identidade e protecção.

O deus único é a única verdade e o único caminho. Quem está de fora é o inimigo.

Assustador, digo eu.