22 janeiro 2010

O SOCIALISMO EM ACÇÃO

Nos últimos meses, um dos projectos em que tenho estado envolvido pretende estimar os custos económicos da descolonização portuguesa, um dos temas que ainda é tabu em Portugal. O tema é verdadeiramente fascinante e há muito por onde se lhe pegar, tanto em relação a Portugal como às nossas ex-colónias.
Entretanto, e ao rever a história portuguesa do período, não se pode deixar de ficar impressionado (no pior sentido da palavra) pelos verdadeiros atentados económicos que foram cometidos na altura, tanto ao nível da política económica (nacionalizações, subidas de salários completamente irrealistas, etc.), como ao nível humano, principalmente no que diz respeito à maneira como a descolonização foi levada a cabo.
Porém, há um aspecto ainda mais importante para a situação política actual do país. É que, como todos sabemos, a extrema esquerda em Portugal tem cerca de 20% dos votos. No entanto, não há ninguém (ou quase ninguém) que relembre aos portugueses dos graves erros que foram cometidos na altura por pessoas da mesma ideologia do Bloco de Esquerda ou do Partido Comunista. Não há ninguém que nos recorde de como o fanatismo ideológico da altura nos remeteu para uma grave crise económica, que só não teve consequências mais graves porque estes senhores foram travados antes que um mal maior acontecesse. Acima de tudo, não há ninguém que pergunte a estes(as) senhores(as) se eles(as) ainda concordam com o que foi feito na época e, principalmente, se eles(as) gostariam de fazer o mesmo à economia nacional se, por algum cataclismo, eles(as) se tornassem governo.

1 comentário:

Gi disse...

Parece que sim, Álvaro, ainda recentemente falavam em nacionalizar os bancos e mais umas empresas, pareciam ter esquececido que já foi feito e não resultou.