13 outubro 2008

KRUGMAN, O NOBEL MERECIDO

Paul Krugman recebeu o Prémio Nobel de Economia. O prémio é justíssimo pelo seu trabalho na teoria do comércio internacional (intra-industrial), pela reabilitação da economia geográfica, bem como pela sua investigação sobre crises cambiais. Para além disso, Krugman é o melhor comunicador da sua geração de economistas, tanto na imprensa como através de livros em que o economês é decifrado para os não-economistas. Aliás, este era o principal motivo que poderia fazer Krugman não ganhar o Nobel. Quando começou a escrever para os jornais, Krugman foi extremamente criticado por ter cedido à tentação de explicar os conceitos económicos para os não-especialistas e não~economistas. Ainda por cima, Krugman escreve no New York Times e define-se claramente como um "liberal", ou seja Democrata.
Por isso, havia muita gente que Krugman nunca iria receber o Nobel, apesar de claramente merecer. Obviamente, estavam errados.
O Nobel fica em muito boas mãos.

1 comentário:

analisedasemana disse...

Acompanhou de perto o trabalho de Krugman?
Sabe de alguns artigos actuais dele que possa ler? Não tendo eu formação em economia, mas sim em engenharia interessou-me o que já li sobre este economista.
Sabe os melhores sites onde posso encontrar?
Parabens pelo seu blog.