22 fevereiro 2008

DESIGUALDADES

O DN tem um artigo muito interessante sobre as desigualdades sociais. Segundo os últimos dados disponíveis, "Portugal era em 2006 o segundo país dos 27 que hoje fazem parte da União Europeia com maior nível de desigualdade na distribuição do rendimento. Segundo os dados do Eurostat, o nosso país era apenas ultrapassado pela Letónia." Porque é que Portugal é tão desigual? Porque os nossos patrões são mais exploradores do que os seus congéneres europeus? Porque ainda existem alguns resquícios da economia salazarista? Porque será?
Não, não é a exploração. Que eu saiba, não há nenhum estudo que indique que os portugueses exploram mais os seus trabalhadores do que os outros países europeus. Não. A resposta a estas perguntas prende-se com uma coisa muito simples: a educação. Ou seja, a nossa falta e educação.
^
Nos últimos anos, houve um aumento do prémio das qualificações (skill premium) um pouco por todo o mundo. Ou seja, os trabalhadores mais qualificados têm visto as suas remunerações aumentar, enquanto que os salários dos trabalhadores pouco qualificados têm estagnado. Deste modo, a desigualdade entre os dois grupos tem vindo a aumentar.
Em Portugal, este fenómeno é ainda mais dramático, pois os nossos indicadores educativos são muitíssimo inferiores a todos os restantes países da UE. Conclusão: o prémio da qualificações é maior em Portugal do que noutros países e, assim, a diferença entre os salários dos trabalhadores qualificados e não qualificados é mais elevada. Corolário: as desigualdades de rendimento são maiores em maiores em Portugal do que noutros países europeus. Não porque somos mais explorados. Mas sim porque os nossos indicadores educativos são demasiado assimétricos.

Sem comentários: