21 fevereiro 2008

A RELEVÂNCIA DA ECONOMIA

O New York Times tem um artigo interessante sobre a relevância da ciência económica. Devido à matematização desenfreada da Economia nas últimas décadas, os economistas alienaram-se a si próprios. Assim, durante demasiado tempo, a Economia foi vista com suspeição tanto por outros cientistas sociais como pelo público em geral. Nos últimos dez anos as coisas têm mudado, não só porque os economistas têm feito um esforço para explicar os seus achados num linguagem mais acessível (em livros como Freakonomics, entre outros), mas também porque têm levado a cabo investigações em novas áreas que prometem ter um impacto real na vida de muitos milhões de pessoas.
^
É o caso da luta contra a pobreza extrema e a busca de políticas mais eficazes a nível da ajuda externa. Durante décadas, demos dinheiro aos países subdesenvolvidos sem questionar quer a sua relevância quer o seu impacto. Não interessava se o dinheiro ia para governos corruptos ou se a ajuda externa tinha uma influência negativa na taxa de câmbio. Obviamente, esta política não resultou e muitos questionaram (e descreditaram) a relevância da ajuda externa.
Como este artigo do NYT refere, nos últimos tempos, a investigação económica tem feito grandes progressos a nível da teoria do desenvolvimento económico e existem agora novas perspectivas sobre como melhorar as condições de vida de centenas de milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. Quem disse que os(as) economistas não têm coração?

1 comentário:

Anónimo disse...

Impressionante como um país cheio de potencialidades chega a este ponto!!

Nero_azurra