29 setembro 2008

BAILOUT

Os líderes do Congresso Americano anunciara hoje que tinham chegado a acordo sobre o plano de resgate das instituições financeiras do país. As sombras da crise financeira ainda pairam sobre os mercados internacionais, mas os investidores já podem respirar um pouco mais tranquilos. Por aquilo que já foi dado a conhecer os principais pontos do plano incluem: a protecção dos contribuintes (através da compra de títulos de empresas com valor), a entrega faseada do dinheiro ao governo americano para o resgate das intituições financeiras, (alguma) ajuda aos donos das casas com problemas de pagamentos, limites para o pagamento de compensações aos presidentes e aos CEOs das empresas em dificuldades, bem como o estabelecimento de duas novas instituições de controlo e supervisão dos mercados financeiros.
Pelo que parece, tanto os Democratas como uma grande parte dos Republicanos concordam com o plano. Veremos se tal acontece na votação do plano no Congresso.
^
Entretanto, as ramificações da crise continuam a chegar à Europa. Desta vez, foi no Reino Unido e na Bélgica, cujos governos optaram por nacionalizar dois bancos de grande dimensão, o Fortis NV, e uma das maiores instituições de concessão de crédito hipotecário no Reino Unido.
E certamente que não ficaremos por aqui.

Sem comentários: