15 dezembro 2010

SEMPRE A CRESCER

A dívida externa bruta portuguesa continua a crescer. Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, em 30 de Junho de 2010, a dívida externa bruta nacional já tinha ultrapassado os 405 mil milhões de euros, cerca de 240% do PIB português. A dívida externa líquida ronda os 110% do PIB.
Como um gráfico diz mais do mil palavras, aqui está a evolução da dívida externa bruta portuguesa nos últimos 10 anos (os dados são trimestrais). Mais uma vez é visível que, contrariamente à retórica do governo, os problemas da economia nacional não surgiram com o dealbar da crise internacional. Os problemas começaram bem antes. O que houve foi uma total ausência de reconhecimento destes problemas por parte dos nossos governantes.  No mínimo, faltou vontade política para os resolver ou para os tentar combater. O resultado desta indesculpável negligência  e desta inaceitável inércia está bem à vista. Uma negligência e uma inércia que ainda iremos pagar muito caro. 

Dívida Externa Bruta Portuguesa _ 1999-Junho 2010
Fonte: Banco de Portugal

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande escalada! … Assustadora.

carlos pereira

Anónimo disse...

Mais uma vez, não devia comparar a dívida em % do PIB?

Números absolutos neste contexto não fazem sentido e só descredibilizam o argumento.

SNG

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro SNG,

Sim a dívida em % do PIB ou o rácio dívida-PIB é um indicador melhor.
No entanto, vale a pena lembrar que o PIB quase não cresceu nis últimos anos. Por isso, o rácio dívida-PIB subiu sempre.

Esses cálculos e os dados sairão no meu livro. Aí estarão também os dados da dívida per capita e uma comparação da nossa dívida com outros países. Mesmo nesse caso, a subida da dívida é muito notória.

Abraço

Alvaro

Guillaume Tell disse...

Bom... também podemos ver as coisas assim: Portugal é solidário com o resto do mundo... a e é atractivo para o resto do mundo LOL.

É curioso como passamos de um Estado "demasiadamente bem gerido" (antes de 1974), a isto. Será só por ódio ideológico, ou por falta de conhecimento (não digo "visão" porque o Estado Novo não foi melhor neste aspecto)? Humm.

Anónimo disse...

Caro Álvaro Santos Pereira,

Aprecio o seu blog (ou não me daria ao trabalho de o comentar). Eu também acho que a nossa dívida externa é enorme e é um problema grave. Mas as análises que suportam os argumentos devem ser rigorosas ou correr-se-á o risco de se perder a credibilidade no argumento, deitando por terra a tese defendida.

A macroeconomia é uma disciplina suficientemente difícil que dispensa este tipo de problemas, especialmente neste meio, que suponho que seja para um público não treinado.

Eu sei que a economia portuguesa tem tido um crescimento raquítico (~1%/ano?) ao longo da última década. No entanto, o crescimento medido em percentagem anual é uma função exponencial e o crescimento da dívida que apresenta é basicamente linear. Tudo então depende dos pormenores. E se eles não são apresentados, fica-se na dúvida se o argumento é válido.

Continue o bom trabalho, eu cá estarei de vez em quando para o apreciar construtivamente (e espero que me perdoe se os comentários saírem um pouco abruptos, é pressa, não é intenção).

Cumprimentos,

SNG

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro SNG

Apresento hoje os dados que me pediu, da dívida externa em % do PIB.

Obrigado pela crítica construtiva, que é sempre bem-vinda.

Abraço

Alvaro