28 fevereiro 2011

EMIGRAÇÃO DA IRLANDA (2)

Mais dados sobre a emigração da Irlanda. O próximo gráfico dá-nos a migração líquida do território irlandês nos últimos 50 anos. Como já aqui mencionei, após décadas em que Irlanda registou a taxa de líquidas de migração positivas (isto é, em que os imigrantes que chegaram ao país foram superiores às pessoas que saíram), a grave crise económica dos últimos anos conduziu a um aumento da emigração e a uma diminuição da imigração. Por isso, desde 2008 que a Irlanda regista uma taxa líquida migratória negativa, que é crescente e muito significativa. Por outras palavras, a emigração regressou em força à Irlanda. Aliás, como já acontece em Portugal há alguns anos. E tal como nós, os irlandeses estão expectantes por saber os resultados do Censo da população deste ano.
Gráfico retirado daqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva.

Em 2001 meti a familia num avião da AirTransat e rumou-se a Montréal. Foram 3 semanas entre o Canada e os EUA junto de familiares e amigos no sentido de delinear o futuro dos mais novos. Ver para escolher.

Hoje o fenómeno das migrações são bem diferentes das que ocorreram nos anos 60 e 70. Na altura saia-se a salto do Pais para depois voltar, concretizando o sonho de um terreno, uma casa mais um café.
O presente e futuro indica que quem vai já não volta, leva a intenção de se fixar, reconhecendo melhores condições de futuro aos mais novos.

10 anos após essa experiência, os pressupostos estavam certos. Definitivamente o futuro não passa por aqui.
O Tiago que tem 18 anos no final de Engenharia electrotécnica e de Computadores rumará por certo ao Canadá onde inclusivamente já se abriu conta bancária no Desjardin.

O Miguel 14 anos teve a oportunidade de ir pelo Colégio a Filadélfia. Adorou, e já se projecta nessa outra realidade.

Por aqui é de facto um risco em delegar a formação e o futuro dos mais novas nestes politicos.

Um abraço e parabéns pelo trabalho.

A

Rui

rmvsantos1@gmail.com