13 fevereiro 2011

LIVRO TERMINADO

Acabei de terminar a escrita do meu novo livro. Ainda não sei qual será o título definitivo (o provisório é "Como retomar o sucesso: O que fazer para vencer a crise nacional"), mas estou obviamente muito satisfeito por ter acabado. Foi uma longa, mas recompensadora viagem, em que acabei por aprender muitas coisas e abordar outras que nunca tinha investigado.
O livro acabou por ser muito diferente do que tinha sido inicialmente planeado. Era para ser um livro de finanças públicas escrito em co-autoria, mas acabou por ser não só um livro só meu, mas também, e principalmente, acabou por ficar um trabalho muito mais abrangente do que a mera questão das contas públicas (que permanece um dos temas, mas não o tema, deste trabalho).
Foi um livro bastante exigente, não só porque abarca temas muito diversos, mas também porque tenta apresentar medidas concretas para a crise nacional. 
A premissa principal é que Portugal vive hoje três grandes crises: a crise das finanças públicas, a crise da competitividade (e do crescimento anémico), e a crise do endividamento externo. Todas estas crises são analisadas de uma forma bastante detalhada em capítulos estanques, onde se tenta perceber os factores que conduziram ao seu aparecimento.
Foi nestes capítulos que estimei, calculei e abordei alguns dos temas que tenho vindo a falar aqui no Desmitos, desde a emigração à dívida pública e ao endividamento externo.
Porém, e dada a gravidade da situação actual, pensei que não podia ficar por um mero diagnóstico da situação. Afinal, toda a gente sabe (ou devia) quais foram os factores que contribuiram para a situação actual: uma difícil adaptação ao euro, a concorrência nos mercado internacionais de países como a China, a descida da produtividade nacional e a irresponsabilidade e as más políticas dos últimos anos. 
O que faltam são soluções. E é por isso que passo metade do livro a discutir possíveis soluções para os nossos principais problemas e para cada uma destas crises. Muitas destas soluções já têm sido abordadas no debate público, mas muitas outras não. 
Não sei se este é o meu melhor livro de Economia (não sou eu quem deve julgar), mas é seguramente uma análise muito abrangente da economia portuguesa. E quer as pessoas gostem das propostas do livro ou não, penso que o importante é debater soluções concretas para que possamos perceber o que é que uma nova política económica pode (e deve) oferecer em contraponto à irresponsabilidade e à incúria dos últimos anos.
A nível pessoal, o mais difícil está feito. Agora, são alguns dias intensos de revisões para depois enviar o manuscrito ao editor, o que decerto dará azo a mais e novas revisões. Se tudo correr como esperado, o livro será publicado em Abril pela Gradiva.

Para quem estiver interessado(a), os capítulos do livro têm os seguintes temas:
1. A crise de um século
2. A Grande Recessão Portuguesa
3. A crise das Finanças Públicas
4. A crise da competitividade
5. Um país endividado
6. Como atingir o equilíbrio orçamental e baixar a Dívida Pública
7. Como fomentar a competitividade
8. Como combater o endividamento externo
9. Políticas para retomar o sucesso
10. Retomar o sucesso

6 comentários:

Ramiro Marques disse...

Caro amigo
Parabéns pelo livro. Pelo que tenho lido no Desmitos, é um livro oportuno, útil e necessário. Logo que o livro esteja no mercado, publicarei um post no Profblog a divulgá-lo.
Bem haja.

Gi disse...

Parabéns, Álvaro, e fico bem contente por ver um livro com propostas de solução: por deformação profissional ou mais provavelmente por feitio, frustram-me os diagnósticos para os quais não existem terapêuticas.

Guillaume Tell disse...

É a primeira vez que vejo o programa de um ministro à venda. LOOOOL!

Só uma curiosidade senhor Santos Pereira, você fala de meio-ambiente no livro (não tem muito a ver diretament ecom Economia "financeira" mas seria interessante ver esta temática incluida, porque retomar o sucessso é ser mais eficientes em todas as matérias, creio eu)?

Pudget disse...

Acho sinceramente que vou comprar.

www.thetoxicologist.blogspot.com

Anónimo disse...

Senhor Prof. A. S. Pereira:
Espero que os pontos 7, 9 ou 10 do seu livro façam jus às Universidades, aos Centros de Investigação e às empresas que têm apostado em I&D, pois nós fomos o país que mais cresceu nesta área na UE a 27.
Pelo menos espero que haja uma breve referência, nem que seja em pé de página.
Eu sei que as taxas de crescimento têm um problema, que nos pode enganar, que é o facto de quem é muito desenvolvido numa determinada área ter mais dificuldades em atingir taxas elevadas de crescimento do que quem é ainda muito débil.
Ainda assim... uma notinha fica sempre bem!
Manuel Henrique Figueira










Senhor Prof. A. S. Pereira:

Espero que os pontos, 7, 9 ou 10 do seu livro façam jus às Universidades, aos Centros de Investigação e às empresas que têm apostado em I&D, pois nós fomos o país que mais cresceu nesta área na UE a 27.
Pelo menos espero que haja uma breve referenciazita, nem que seja em pé de página.
Eu sei que as taxas de crescimento têm um problema, que nos pode enganar, que é o facto de quem é muito desenvolvido ter mais dificuldades em atingir taxas elevadas de crescimento do que quem está muito abaixo.
Ainda assim... uma notinha fica sempre bem!
Cumprimentos
Manuel Henrique Figueira

Anónimo disse...

Meu caro Professor,

Muito obrigado por todo o seu trabalho.

Sugestões para o título:

Portugal - Esperança no Futuro

Um Futuro de Sucesso para Portugal

Portugal - O Sucesso é Possível !