31 março 2009

CITAÇÕES

Paul Krugman fala sobre a falta de cooperação entre os governos dos vários países do mundo:
"Like many other economists, I’ve been revisiting the Great Depression, looking for lessons that might help us avoid a repeat performance. And one thing that stands out from the history of the early 1930s is the extent to which the world’s response to crisis was crippled by the inability of the world’s major economies to cooperate. The details of our current crisis are very different, but the need for cooperation is no less."

2 comentários:

antonio disse...

Caro Álvaro,

De que vale esta citação de Paul Krugman? O que é facto é que o mundo sobreviveu à grande depressão e depois da guerra viveram-se 40 anos de fartura.
Será que de facto se podia ter feito melhor? Ou antes, qualquer coisa que se tivesse feito em vez do que se fez, teria melhores resultados?

Está por provar. E o facto do senhor se chamar P.K. não lhe qualquer tipo de razão. Até porque em economia não se podem fazer experiências em laboratório.

Pode o Álvaro ter a certeza que daqui a 80 anos, quando nenhum de nós já cá estiver, há de aparecer um qualquer outro P.K. dizendo que se tivesse feito assado poder-se-ia ter contornado a actual crise.

E se daqui a 3 meses um tal senhor Obama continuar todos os dias a fazer conferências de imprensa dizendo que vai arranjar mais
300.000.000.000 para acoli e mais 450.000.000.000 para acolá e que ainda tem mais 135.000.000.000.000 patra gastar, senhor Obama que esse que preside à Economia que tem a maior divida publica do planeta, você acha Álvaro, você acha mesmo que que ele vai continuar a ter credebilidade?

Quantos meses mais se pode andar a injectar ou a prometer injectar triliões na economia sem que isso tenha consequências?

Um abraço

Antonio

Joao Bispo disse...

Espero que os próximos 40 anos de fartura não precisem de uma grande guerra (ou mais) para acontecer.