06 novembro 2008

A BASE DE OBAMA

Por ser Afro-Americano, há por vezes a ideia que Obama ganhou por causa do voto negro. Porém, tal não é inteiramente verdade. Se é certo que o voto negro aumentou em relação a 2004, a subida não foi extremamente significativa (de 11 para 13% do total).
Em segundo lugar, um facto notável é que Obama foi o Democrata que recebeu mais votos do eleitorado branco desde Jimmy Carter em 1980, tanto a nível relativo como absoluto. Ou seja, Obama teve mais votos do eleitorado branco do que Kerry, Gore, Clinton (2 vezes), Dukakis, e Mondale.
  • Mais: dois terços dos latinos e dos asiáticos votaram em Obama. Dois terços dos jovens votaram em Obama. Obama ganhou em todas as idades, com excepção do segmento mais velho.
  • Obama foi o único Democrata desde Carter a ganhar mais de 50% dos votos. Nem Clinton o conseguiu.
  • Obama ganhou com mais de 8 milhões de votos de diferença, equivalente a 6 ou 7 pontos percentuais de diferença.
  • Finalmente, esta foi a eleição com maior participação eleitoral das últimas 5 décadas.
  • Obama vencer em 8 estados que Bush tinha ganho, incluindo a Carolina do Norte, Indiana e Virgínia, onde os Republicanos já ganham há décadas.
Se isto não é uma vitória contudente, eu não sei o que é.
Aqui estão alguns dos resultados (retirados da CNN):
VOTOS PARA OBAMA, POR RAÇA:
Branco 43%
Afro-Americano 95%
Latino 67%
Asiático 62%
Outro 66%
Por outro lado, dois terços dos jovens votaram em Obama
VOTOS PARA OBAMA POR IDADE:
18-29: 66%
30-44: 52%
45-64: 50%
65 ou mais: 45%

1 comentário:

Gi disse...

Isto é importante para que não se pense que o voto em Obama foi apenas negro, e que portanto se tratou de uma vitória racista.
É contudo certo, inegável, e natural, que as minorias raciais se tenham revisto em Obama como num paradigma do sonho americano. Não há mal nenhum nisso.