02 novembro 2008

NACIONALIZAÇÃO DO BPN

Ainda não se conhecem todos os detalhes, mas o BPN acaba de ser nacionalizado pelo governo. Sinceramente não me surpreende que uma instituição bancária portuguesa seja nacionalizada (e que tal seja feito num domingo, quando os mercados financeiros estão encerrados). Se o mesmo aconteceu nos EUA, na Alemanha, no Luxemburgo, na Islândia, na Bélgica e na Holanda (entre outros), porque é que Portugal seria uma excepção? Em quase todos os países, há e havia bancos expostos aos activos financeiros "tóxicos" dos mercados imobiliários e financeiros americanos. Por isso, não é de espantar que as instituições financeiras nacionais tenham sido expostas também. Veremos se o BPN é o único a ser nacionalizado.
O que, mais uma vez, esta decisão demonstra é que a privatização da Caixa Geral de Depósitos é uma carta fora do baralho da política económica nos próximos anos, quiçá mesmo décadas. Para além do hipotético risco financeiro para o sistema bancário nacional que uma privatização da CGD acarretaria, não há dúvidas que dá mesmo jeito ter uma CGD à mão para ajudar quando as coisas não correm bem.

1 comentário:

Unknown disse...

Caros Senhores

Sobre várias alegadas operações ilegais de importação para Portugal, de colecções de objectos arqueológicos essencialmente em ouro, com proveniência espanhola, e presumivelmente do conhecimento das autoridades policiais espanholas, que as autorizaram, e são hoje propriedade de várias instituições nacionais, nomeadamente, do Banco Português de Negócios, que adquiriu uma pelo valor de cerca de seis milhões de Euros, e outras, pela Fundação Ernesto Estrada, que as adquiriu ao longo de uma década, por outros tantos milhões de Euros, e com as quais se irá criar e instalar um museu em Abrantes, com o apoio do Governo Português, recomenda-se a sua consulta no Fórum Arqueologia, na secção "Conversa Geral", nos tópicos actualmente em discussão:

http://arqueologia.informe.com/contrafacn-noo-e-contrabando-de-objectos-ditos-arqueolnigico-dt1431.html

http://arqueologia.informe.com/dn-cada-de-noventa-n-poca-de-vandalismo-e-saques-organizad-dt1490.html

http://arqueologia.informe.com/policia-espanhola-dt355.html

Atenciosamente, os nossos cumprimentos.