14 novembro 2008

CHINA ABRANDA

Já há quem diga que a China já encerrou cerca de 100 mil fábricas nos últimos meses e que o desemprego tem aumentado exponencialmente. O governo chinês está de tal modo preocupado com a crise internacional que lançou um plano de estímulo económico no valor de quase 600 mil milhões de dólares, um valor enorme para aquela economia asiática.
Ainda assim, apesar de ter abrandado, o PIB cresceu 8,2% (taxa anualizada) em Outubro. Seria bom que conseguíssemos abrandar assim, não?

3 comentários:

Gi disse...

E poderá assim explicar-se a queda do preço do petróleo? Lembro-me que há poucos meses se explicava a subida vertiginosa com a procura na China e na Índia.

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi,

Em parte, sim. O abrandamento da China diminiu a procura de petróleo. A outra parte é devido à recessão das economias ocidentais. Menos crescimento, menos procura do petróleo, o que faz diminuir o preço

Obrigado

Alvaro

lmleitao disse...

...ou então quando o barril de petróleo estava nos 140$ não passava tudo de pura especulação...e hoje quando o ouro negro está a cotar na casa dos 50-60$ talvez esteja dentro da sua banda de preços normais. A contar pelas descobertas recentes da Galp pelo Brasil, o que não falta é petróleo no mundo! Talvez um pouco mais de transparência nos resultados e nas operações que são feitas ajudasse a clarificar as coisas...ou então, talvez não...