22 julho 2008

UM POUCO DE CANADÁ


Hoje, um pouco do Canadá através do Guardian e da BBC.
Vancouver é das cidades mais bonitas do mundo. A combinação de montanhas, florestas densas, mar e uma cidade de 2 milhões de habitantes é única. Há gente que faz questão de não morrer sem ir a Meca, a Roma, a Nova Iorque, Machu Pichu, as pirâmides do Egipto, entre outros. Fazem bem. Porém, a esses lugares devíamos juntar Vancouver. A cidade é lindíssima e "super natural" (como um dos slogans da British Columbia anuncia). Há gente de todo o lado do mundo, mas a comunidade asiática é crescentemente dominante. Dim sum, sushi e churrasco coreano são os pratos da região, bem como o inevitável salmão selvagem. Apesar da inclemente chuva que cai durante todo o Inverno (e Primavera e Outono), os "Vancouverites" gostam de dizer que este é o melhor lugar no mundo. Aliás, as matrículas dos carros assim o anunciam. Mesmo que não seja o melhor, é sem dúvida, um dos sítios mais agradáveis para viver e visitar. Acredite e, se puder, venha ver com os seus próprios olhos, principalmente se for no Verão, quando o tempo é muito bom.
^
Obviamente, nem tudo é bom. Como já aqui falei, Vancouver e a British Columbia são também dos maiores exportadores de marijuana, como esta reportagem da BBC indica. A criminalidade é ainda baixa, mas, se for comprar uma casa, é sempre bom verificar se anteriormente não terá sido utilizada para a produção de droga...
^
Por ser tão bonita e agradável, Vancouver tem-se tornado numa cidade muito cara para comprar casa. O preço médio das casas é de cerca 450 mil dólares, mas uma casa com um cantinho de vista pode facilmente chegar ao 1 milhão de dólares. Penthouses com vista para as baías de Vancouver custam uns bons milhões. Nos últimos anos, o anúncio de que Vancouver irá acolher os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 deram azo a uma autêntica corrida às casas, o que fez com que os preços aumentassem ainda mais. No entanto, nem tudo foi mal. Vancouver aproveitou a ocasião para se renovar e, como se pode ver aqui nesta reportagem do Guardian, tornou-se num modelo de como regenerar os centros das grandes cidades.
Uma cidade que vale a pena visitar.

Sem comentários: