09 abril 2011

QUEM ADJUDICOU?

Muitas vezes, um gráfico vale mais do que mil palavras.

2 comentários:

Pedro Oliveira disse...

Atenção, que as PPP começaram em 1994 com a construção da Ponte Vasco da Gama, na altura Cavaco Silva + Eduardo Catroga (Min. Finanças) + Ferreira Amaral (Min. Obras Públicas). A Ponte Vasco da Gama foi a primeira PPP realizada em Portugal, com um custo total de 897 milhões. A construção teve início em Setembro de 1994 e Cavaco Silva cai em Outubro de 1995. Ou seja, entre o início da construção e a entrada do governo socialista existem 1 ano e 1 mês apenas. Não há dúvida que tanto Guterres como Sócrates, governos socialistas, foram grandes despesistas, mas o mal já vinha de trás, com Cavaco que foi quem precisamente iniciou as PPP. Segundo o Tribunal de Contas, só pelo facto do Estado ter prolongado a concessão 7 anos as perdas foram superiores a 1.047 milhões de Euros.

Segundo as contas do juiz do Tribunal de Contas, Carlos Moreno, as PPP custarão qualquer coisa como 48 mil milhões de euros até 2050. Assumindo que não se realizam novas PPP, só em 2083 a dívida ficará saldada quando terminar o contrato de concessão da Barragem Foz Tua.

Pedro Oliveira disse...

Mais: este gráfico mostra o número de concessões em PPP, não o peso das mesmas. Seria muito interessante fazer um gráfico que mostrasse o peso das PPP (em milhões de Euros) toal, por cada Governo. E ainda outro em que dividisse os custos das PPP de cada Governo pelo tempo de governação de cada um ou de cada Partido no poder. Os resultados seriam diferentes, nomeadamente no que toca ao 2º Governo de Cavaco Silva (XI Governo Constitucional) desde a concessão para a construção da Ponte Vasco da Gama. Por isso me parece que esse gráfico azul é enganador se visto de forma isolada, pois o que importa é quanto custa, não a quantidade absoluta ou relativa de PPPs.