08 junho 2011

EMIGRAÇÃO PARA O LUXEMBURGO

Ontem o INE admitiu pela primeira vez que o nosso saldo migratório foi negativo em 2010, ou seja, saíram mais portugueses do que as entradas de imigrantes no nosso país. Mais concretamente, o INE estimou que saíram cerca de 23,7 mil portugueses em 2010, o que contribuiu para que a nossa população diminuisse em cerca de 700 pessoas no último ano. Continuo a afirmar que os números de saídas de portugueses estimados pelo INE estão manifestamente errados, assim como iremos ver dentro de pouco, quando os dados do Censos 2011 forem publicados. Nessa altura, penso que iremos verificar que a população do país terá entre 200 mil e 300 mil pessoas a menos do que os 10,6 milhões estimados pelo INE. Como chego a este número? Subtraindo as minhas estimativas da emigração com os números de entradas de imigrantes. 
Aliás, os primeiros indícios desta tendência já foram mais ou menos revelados pelo INE, quando há algumas semanas os números provisórios do Censos 2011 mostraram que cerca de 200 mil pessoas tinham "desaparecido" e/ou não tinham sido recenseadas. O INE admitiu na altura que não sabia onde estavam estas pessoas... Esperemos então para os números definitivos para ficarmos com mais certezas.
Entretanto, aqui ficam os dados da emigração portuguesa para o Luxemburgo, um destino muito procurado nos últimos anos. Como podemos ver no gráfico abaixo, o número de entradas de portugueses no Luxemburgo tem aumentado muito nos últimos anos (embora o número de entradas em 2009 seja menor do que em 2008, provavelmente devido ao efeito da crise económica, que teve um impacto na criação de emprego e, assim, na procura de novos emigrantes). Entre 1999 e 2009, entraram cerca de 37 mil emigrantes portugueses no Luxemburgo. Só entre 2004 e 2009, foram nada mais nada menos do que 24 mil. Relembre-se que, nos últimos 7 anos, só para a Suíça foram 70 mil portugueses. Ou seja, tudo somado, cerca de 100 mil portugueses saíram nos últimos 7 anos para a Suíça e para o Luxemburgo. 100 mil.
É ainda significativo verificar que nos últimos 5 anos, as entradas anuais de novos emigrantes portugueses para o Luxemburgo foram sempre superiores às entradas anuais registadas no final dos anos 1960 e no início dos anos 1970. Mais uma prova de que estamos a viver uma vaga emigratória histórica, e muitíssimo maior do que nos tem sido indicado pelo INE. E o problema é que desta vez a nossa natalidade não é suficiente para compensar as saídas, tal como aconteceu nas décadas de 1960 e de 1970. Muito pelo contrário. A crescente emigração só vem agravar ainda mais a crise demográfica que temos nas nossas mãos devido à nossa baixíssima natalidade. Como já aqui mencionei, estes dois factores são uma autêntica bomba relógio para a sustentabilidade das contas públicas e para a Segurança Social. Por isso, é muito importante que o novo governo comece a trabalhar afincadamente para tentar contrariar estas nefastas tendências. Para tal, é urgente implementar o quanto antes verdadeiras políticas de natalidade e de imigração.

Números de novos emigrantes portugueses no Luxemburgo, 1995-2009

Fonte: Statec

2 comentários:

Anónimo disse...

E acabar com o esquema Ponzi na Segurança Social não seria uma solução mais vantajosa para os que vierem a seguir ?

Anónimo disse...

O que é o esquema Ponzi na Segurança Social?