25 novembro 2010

EMIGRAÇÃO PARA A SUÍÇA

Os dados mais recentes sobre a emigração para a Suíça foram agora disponibilizados pelo organismo responsável pelas estatísticas desse país. Entre outras coisas, ficámos a saber que, em 2009, viviam nesse país 206 mil portugueses, cerca de 70 mil portugueses a mais do que em 2001. Um valor significativo até porque a Suíça não tem sido o país onde os fluxos de emigração portuguesa têm sido mais elevados.
É também interessante constatar a inequívoca tendência de crescimento da população portuguesa nesse país durante a última década. Neste sentido, o próximo gráfico é muito elucidativo em relação à nova vaga emigratória que está a decorrer. É visível que a população portuguesa a residir na Suíça tinha estabilizado na segunda metade dos anos 90, começando a crescer por volta de 2002. Ou seja, mais ou menos quando a crise económica nacional começou. Mais um forte indício de que estamos a viver a terceira grande vaga emigratória dos últimos 150 anos. Mas, claro, são os Suíços que estão errados, não o INE.

Gráfico _ População de nacionalidade portuguesa a residir na Suíça, 1995-2009
Fonte: Statistique Suisse "Population étrangère 1995-2009"

1 comentário:

Eduardo disse...

Faz-me lembrar alguém que dizia que as pessoas votam com os pés, ou seja, que a melhor forma de manifestação de satisfação ou insatisfação é a migração. Não me lembro quem é mas vou tratar de descobrir (Friedman?).