25 novembro 2010

O RISCO ESPANHOL

Os mercados e a grande maioria dos analistas internacionais já dão como inevitável um "bailout" de Portugal. Porém, poucos estão preocupados com essa possibilidade, pois a economia portuguesa é demasiado pequena para afectar de forma irreversível a Zona Euro. O mesmo não se pode dizer da economia espanhola. Aliás, a Espanha é a grande preocupação dos mercados e de muitos economistas. Porquê? Porque um hipotético bailout da Espanha poderia ser verdeiramente problemático para a Zona Euro e poderia significar o princípio do fim da moeda única.
Actualmente, o principal risco associado à Espanha vem da dívida dos bancos espanhóis. É verdade que a grande maioria dos bancos espanhóis passou nos testes de stress realizados há uns meses. Porém, sabendo o que se passou com os bancos irlandeses (que passaram nos mesmos testes), já há muita gente que desconfia da credibilidade deste tipo de testes.
Mas há um outro factor que poderá tornar os bancos espanhóis ainda mais vulneráveis. Qual é esse factor? Portugal. Segundo o BIS, os bancos espanhóis têm cerca de 60 mil milhões de dívida pública portuguesa. E se adicionarmos a exposição dos bancos espanhóis à nossa dívida com os outros  problemas da banca de Espanha, poderemos ter a receita ideal para que os nossos vizinhos fiquem numa situação bastante delicada.

1 comentário:

Guillaume Tell disse...

Obrigado pelas resposta.