20 novembro 2010

DESAPARECER PARA DIMINUIR O DESEMPREGO

Agora que sabemos que número de desempregados e de desencorajados continua a aumentar, aqui está um artigo meu datado de Julho sobre o tema:
"Nos últimos dias, aconteceu um mistério nas terras do Tio Sam: quando saíram as mais recentes estatísticas do emprego verificou-se que o número de desempregados americanos aumentou, mas as taxas de desemprego baixaram. E por isso, vale a pena perguntar: Como é possível? Não terá havido engano?
Não, não houve engano nenhum. Porquê? Porque a taxa de desemprego é calculada como a percentagem dos desempregados em relação ao número total de trabalhadores. Só que há um pequeno detalhe. Para se ser considerado empregado ou desempregado é preciso pertencer-se à chamada força de trabalho. E para se pertencer à força de trabalho, os desempregados têm de provar que estão activamente à procura de emprego. Se não conseguirem provar, ou se os desempregados desistirem de procurar emprego, então deixam pura e simplesmente de contar como desempregados. A partir de então são contados como «inactivos», e não entram para as contas do desemprego.
Deste modo, é perfeitamente possível que o número de desempregados aumente, mas a taxa de desemprego suba. Para tal, basta que alguns trabalhadores fiquem desempregados (aumentando o desemprego), e que alguns desempregados deixem de procurar trabalho (tornando-se inactivos, o que diminui a taxa de desemprego).
Assim, quando da próxima vez ouvir falar de uma subida ou descida do desemprego, verifique primeiro se há alguma referência aos números dos trabalhadores inactivos. É que, se não, os números oficiais do desemprego podem ser bem distintos dos números reais..."
Notícias Magazine: Julho 2010

1 comentário:

Guillaume Tell disse...

O Governo vai declarar que o desemprego baixou, é isso? ;)