22 outubro 2008

EURIBOR E ENDIVIDAMENTO

Os sinais e as consequências do sobreendividamento das famílias portuguesas começam a notar-se cada vez mais.
Segundo um esclarecedor artigo no DN da autoria de Rudolfo Rebêlo, "Há cada vez mais portugueses a entrar em litígio com a banca. O malparado no crédito à habitação e ao consumo subiu 26,5% entre Agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano. Nas empresas, o incumprimento aumentou 36,8% e já representa 2,2% do total dos empréstimos concedidos. Construtores estão a falhar os pagamentos à banca."
Ora, como o sobreendividamento já atingiu 129% do PIB nacional, a crise económica não dá mostras de abrandar e, ainda por cima, a concessão de crédito irá ficar mais controlada por causa da crise financeira, a situação só tenderá a piorar.
A única boa notícia em todo este cenário é a recente descida da Euribor, que é um autêntico balão de oxigénio para milhares de famílias portuguesas. Como o Banco Central Europeu parece, por enquanto, ter esquecido a sua cruzada fundamentalista contra a inflação, é provável que as taxas de juros continuem a baixar nos próximos meses, o que irá ajudar os consumidores e as empresas endividadas.
^
Porém, a situação é tão grave que vale a pena perguntar: não será chegada a hora do governo pensar em actuar? O crédito ao consumo em Portugal é caríssimo quando comparado a outros países, e as taxas de juros do crédito ao consumo são um verdadeiro insulto para os consumidores. Será que o governo não poderia fazer algo para diminuir o preço do crédito, ajudando assim as famílias portuguesas a manterem as suas casas e outros bens adquiridos em tempos mais risonhos? Porque é que só os bancos têm direito a ser ajudados?
Mais, porque é que o Estado insiste em gastar mais em obras públicas em vez de ajudar as famílias portuguesas? Porque é que preferimos despender centenas de milhões de euros em obras faraónicas como o TGV e não fazemos nada para aliviar a vida e os níveis de vida dos portugueses? Sinceramente, parece-me que alguém tem as prioridades erradas (incluindo muitos dos partidos da oposição)

1 comentário:

Gi disse...

Entretanto recebi uma oferta não solicitada de crédito do Millenium...