14 outubro 2008

KRUGMAN (2)

A propósito desta pergunta do analisedasemana:
Os escritos de Paul Krugman (académicos ou jornalísticos) nunca são aborrecidos. Todos os livros mais populares são interessantes, apesar de que, nos últimos anos, Krugman tem jogado em demasia a carta ideológica e política.
O melhor para começar a ler Krugman é ir directamente ao blogue dele (recomendado aqui há alguns dias). Um óptimo lugar para perceber quão interessante são os seus escritos é um livrinho chamado "Geography and Trade", onde a teoria do comércio internacional entra em diálogo com a geografia. É muito interessante.
^
Já agora, um esclarecimento. Alguns blogues, tal como o Ladrão de Bicicletas congratularam-se com a atribuição do Nobel a Krugman por ele ser de "esquerda". Porém, a esquerda de Krugman é muito diferente da nossa esquerda.
O Krugman (ou o Dani Rodrik ou até o Brad deLong) é menos de esquerda do que a grande maioria dos nossos politicos, incluindo Manuela Ferreira Leite ou Marcelo Rebello de Sousa. Todo o trabalho do Krugman tem apontado para a insuficiência e irrazoabilidade dos modelos neoclássicos mais simples. No entanto, isto não quer dizer que Krugman seja de "esquerda", pelo menos da mais tradicional. Um "Liberal" ou um Democrata nos Estados Unidos é muito mais de direita do que a maior parte dos políticos de direita europeus. Krugman não é uma excepção.

Sem comentários: