Um leitor anónimo deixou os seguintes comentários pertinentes sobre a avaliação dos professores:
"Relativamente à avaliação dos professores, todo o processo é um perfeito disparate, tanto o seu conteúdo como a forma desordenada e atabalhoada e apressada como está a ser implementado.Em primeiro lugar, sou a favor da avaliação dos professores, mas desde que seja feita de uma forma simples, objectiva e justa. Por isso estar-se a avaliar os professores em função de 2 ou 3 aulas assistidas, das notas dos alunos em todas as disciplinas, do abandono escolar e de uma pilha de impressos que se preenchem, é estar a criar um sistema burocrático, injusto e que não produz quaisquer resultados práticos...
Outro dos parâmetros de avaliação, é feita pelo coordenador do grupo disciplinar, que assiste a 2 ou 3 aulas ao longo do ano. É claro que nessas aulas dificilmente um professor terá má nota, pois irá dar a aula da melhor forma, não atenderá o telemóvel na aula, não deixará os alunos fazerem o que querem, etc. Para além disso, como a avaliação será em princípio da responsabilidade do Coordenador de Departamento, este pode não ser do mesmo grupo disciplinar do professor avaliado, o que dificultará a vida ao avaliador, pois não estará identificado com a área disciplinar do avaliado. Este tipo de avaliação não vai premiar os bons professores, os professores cumpridores, mas antes permitir que os maus professores, aqueles que chegam atrasados, aqueles que pouco ou nada ensinam, aqueles com os quais os alunos não aprendem nada, tenham boas classificações e possam eventualmente progredir na carreira. Para além disso, estar a limitar-se a progressão na carreira de docentes, mesmo que estes tenham a classificação de "Excelente", por causa do número limitado de vagas ...
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Um processo de avaliação justo, correcto e com resultados práticos seria, quanto a mim, dividido em 4 parâmetros essenciais:As aulas seriam avaliadas no final de cada período pelos .... alunos, sim os alunos pois eles são os "clientes" e só eles sabem o que se passa dentro da sala de aula... Desde o meu 1º ano como professor, sempre solicitei no final do ano que os meus alunos me avaliassem e os resultados obtidos têm-me permitido melhorar em muitos aspectos; O Coordenador de Grupo seria responsável por avaliar as planificações e o seu cumprimento, a realização de articulações e verificar a forma como é feita a avaliação dos alunos; Ao Conselho Executivo caberia a função de avaliar os docentes quanto à sua assiduidade e pontualidade e na realização de actividades nos tempos não lectivos, pois é justo que aqueles que trabalham na biblioteca, gerem os clubes, desenvolvem sites e aplicações, tenham o seu trabalho reconhecido e valorizado (o que o sistema de avaliação agora introduzido não prevê); O Coordenador de Directores de Turma teria de avaliar os DT quanto ao cumprimento das tarefas propostas, nomeadamente o registo regular de faltas, a elaboração e actualização do Projecto Curricular de Turma, entre outros. Neste particular, poderia eventualmente considerar-se a opinião dos Encarregados de Educação sobre o modo de actuação do Director de Turma, embora esta fosse discutível. Para além disso, as acções de formação teriam também um peso na avaliação. Após a implementação deste sistema de avaliação e se fosse permitida a progressão de todos os docentes que obtivessem boas classificações, a qualidade do ensino iria melhorar concerteza." (o post completo encontra-se aqui)
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