15 fevereiro 2008

AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES (3) _ COMENTÁRIOS DOS LEITORES

O Rolando Almeida, filósofo e professor no ensino secundário, tem a seguinte opinião sobre as avaliações:
"Aproveito para deixar uma dica: o mesmo Ministério que pretende avaliar os professores, é também aquele que promove um sistema de ensino com o minímo de exames para os alunos. Ora, o exame nacional para os alunos é simultaneamente um dos melhores instrumentos para avaliar simultaneamente o aluno e o trabalho do professor e de uma forma muito simples: vamos supor que eu tenho 4 turmas que vão a exame final. Se nas 4 turmas tiver um desnivelamento de notas de frequencia e de exmame numa percentagem considerável, há ou não matéria para inquirir o professor sobre o que se passou com o seu trabalho?? O sistema de avaliação proposto pelo Ministério é um poço sem fundo. Não existe nele qualquer factor motivador para a profissão e , mais grave que tudo, é um sistema que desconsidera de forma escandalosa a qualidade do ensino. Porque não propôs o Ministério um sistema de avaliação a ser implementado gradualmente? É que como o pretende fazer só é de esperar um resultado possível: fugas permanentes à lei e trabalho em cima do joelho. De sistema de avaliação de professores, o novo ECD só tem mesmo o nome. Está muito na moda em falar de sistemas de avaliação até para as formigas, mas estou muito céptico da justiça da maior parte dos sistemas de avaliação implementados pelas empresas. E existe ainda um aspecto muito subtil neste ECD imposto pelo Ministério - é que ele pretende, mesmo que falsamente - colmatar as falhas de formação do sistema de ensino superior português, mas não premiando os bons, apenas considerando os mediocres."

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