22 janeiro 2008

COMENTÁRIO DOS LEITORES (6)

O João Vieira Costa, arquitecto a residir em Oslo, tem os seguintes comentários:
"Acabei recentemente de ler o seu livro “Os Mitos da Economia Portuguesa” e gostaria de lhe dar os meus parabéns. Realmente é extraordinário que ainda existe gente optimista com tanto valor nas suas observações e consequentes conclusões. Tenho uma história similar á sua numa mas numa outra área. Sou arquitecto formado no Porto e tenho estado a trabalhar na Dinamarca, na Holanda e agora na Noruega. Gosto imenso de Portugal, sou um apaixonado Portuense mas infelizmente a posição do arquitecto no nosso país ainda não é devidamente credenciada. Paralelamente a situação económica não é das mais favoráveis e como tal o investimento na arquitectura é muito escasso. Curiosamente estou a desenvolver um manifesto intitulado “Porque é que as pessoas não querem morar no centro do Porto”. Ainda se encontra numa fase embrionária, mas penso que tem potencial, com o objectivo de transmitir uma realidade que não se resuma somente a arquitectos. Não pretendo uma análise politica, mas sim gráfica, não pretendo uma análise intelectual mas sim factual. Tenciono ajudar a encontrar soluções para a questão do elevado índice de desertificação da cidade do Porto. Espero sensibilizar/alertar os Portuenses das oportunidades que estão a desperdiçar, e do potencial de que a cidade tem para oferecer. Pelo facto de me encontrar fora de Portugal tenho uma visão mais abrangente de possíveis soluções que só á distancia são possíveis de ser descodificadas. Desejo-lhe as maiores felicidades, e espero num futuro próximo encontrar outro livro seu."
Caro João,
Muito obrigado pelos comentários e pelas simpáticas palavras. Acho que o seu projecto é muito interessante e estimulante. Por isso, vá-nos dando notícias dos seus desenvolvimentos, que serão divulgados aqui no Desmitos.

Sem comentários: