21 janeiro 2008

MAIS OPTIMISTAS, MAS...

O PUBLICO de hoje revela que, na zona euro, só o governo português prevê uma aceleração da actividade económica em 2008. Ainda assim, se as previsões se confirmarem (um grande se) a maioria dos países da zona euro ainda irá crescer a taxas mais elevadas do que as previstas para Portugal. Ou seja, se tudo correr como o previsto, a divergência real em relação à zona euro irá manter-se por mais um ano.
Mais significativamente, entre os 27 países da União Europeia, Portugal integra uma pequena minoria de países em que haverá um agravamento da carga fiscal em 2008. Isto é, enquanto a tendência dominante na UE é para diminuir os impostos, em Portugal fazemos o contrário. No mínimo, a carga fiscal no PIB português vai manter-se. Num cenário menos optimista, o agravamento da carga fiscal será uma realidade. É o efeito da obsessão com o défice a dar cartas...
Estas são más notícias para a economia nacional, pois é fundamental manter um baixo nível de fiscalidade. Só assim é que as nossas empresas podem ser mais competitivas nos mercados internacionais.

Sem comentários: