14 janeiro 2008

PORTUGAL JÁ NÃO É SÓ BURROS

O PUBLICO tem hoje uma notícia interessantíssima sobre a cobertura do New York Times sobre Portugal. O PUBLICO descobriu que, afinal, o mundo já não pensa que somos um país atrasado. Segundo o jornal, Portugal combina o passado com a modernidade e a cultura de uma forma exemplar. Aliás, como já foi aqui falado, Lisboa foi considerada pelo mesmo New York Times como um dos melhores destinos turísticos do ano 2008.
É óptimo que um jornal nacional tenha reparado que, afinal, os outros já não nos vêem como o país de coitadinhos que tanto gostamos de nos caracterizar, e como tantos e tantos comentadores fazem questão de nos relembrar quase diariamente. Porém, as coisas já não são bem assim. Até recentemente, Portugal era, sem dúvida, visto pelos outros como um país conservador, pouco moderno, e atrasado. Os burros ainda eram a imagem mais típica do país. Os três Fs eram um sintoma e uma prova do nosso subdesenvolvimento. Hoje em dia, os burros já não são a imagem de marca de Portugal (afinal, até já estão em vias de extinção...) e os três Fs já não são o que foram.
Visto de fora, Portugal é um país plenamente europeu, crescentemente modernizado, e de rendimento médio. Não o país decrépito e na maior crise da sua história, como muitos analistas nos tentam convencer. Ainda há muito a fazer, mas não tenhamos dúvidas que os progressos do atraso têm sido muitos e bons. Pelo menos os outros é assim que pensam, quando nos vêm de fora.

Sem comentários: