28 janeiro 2008

PERGUNTAS DOS LEITORES (1)

O Marco Bento faz as seguintes perguntas:
"Faz referência no seu livro que o Euro não foi bom para Portugal, dado que assim não existe um instrumento para desvalorizar a moeda (tornando as exportações mais competitivas) e outro para baixar as taxas de juro (promovento o aumento do consumo interno). Na actual conjuntura e supondo que tínhamos o escudo, em minha opinião a situação seria pior, pois: O Petróleo estaria mais caro, pois como o preço é dado em dólares, este estaria mais perto do escudo desvalorizado. O preço do petróleo poderia ser um entrave ao crescimento económico;
Para além disso, sendo Portugal mais importador que exportador (só não sei é de onde vêm maioritariamente as importações, se da União Europeia ou dos restantes mercados), agravaria a balança comercial e a subida das exportações não compensaria o aumento das importações. Aliás, as nossas exportações só seriam competitivas face ao mercado europeu (países da zona Euro) pois em relação aos restantes mercados ( a não ser que a desvalorização do escudo fosse forte), não haveria vantagem.
"
Caro Marco, Antes de responder à sua pergunta, deixe-me só esclarecer uma coisa. Eu acho que o Euro não foi bom para Portugal a curto prazo, pois originou uma crise conjuntural, que foi agravada devido à ressaca da economia depois dos excessos do final dos anos 90. No entanto, penso que o impacto do Euro será claramente positivo a longo prazo, pois uma moeda forte poderá ter alguns reflexos na produtividade de alguns dos nossos factores produtivos. Em relação à conjuntura actual, se Portugal ainda tivesse o escudo, certamente que a subida do preço do petróleo teria um impacto bem mais dramático na economia portuguesa. Nomeadamente, assumindo que o escudo não se valorizaria tanto como o Euro se tem valorizado, ter o escudo significaria importar mais inflação (pois uma moeda mais fraca, como o escudo, faria que as nossas importações fossem mais caras). Mais inflação levaria a mais instabilidade macroeconómica, o que por certo não abonaria nada para o crescimento económico. Por isso, tem razão. Mesmo assim, é inegável que, como temos uma moeda forte, as nossas exportações ficam mais caras. Para as empresas serem competitivas a nível internacional têm que se tornar mais produtivas. Enquanto isso não acontecer, o Euro (isto é, uma moeda forte) terá sempre consequências danosas para muitas das nossas empresas mais tradicionais. Já agora, resta referir que o nosso principal parceiro comercial é a União Europeia, tanto a nível de exportações como de importações.
Só há uma coisa que eu não percebi bem: será que é o Euro que está a valorizar ou é o Dollar que está a desvalorizar?
Tanto o Euro se está a valorizar como o Dólar se está a valorizar. No entanto, o grande movimento que se regista a nível cambial actualmente é a descida do dólar em relação a quase todas moedas internacionais.
Quanto às taxas de juro, uma descida dos juros em Portugal não iria enfraquecer o sector financeiro em Portugal? É que os Bancos para financiar, têm de financiar-se no exterior e haveria um diferencial negativo entre a compra e venda de moeda.
Não necessariamente. Repare. Uma descida dos juros ajudaria o consumo e o investimento. Consequentemente, a economia tenderia a crescer mais, bem como o rendimento das pessoas. Maior crescimento (e maior rendimento) é bom para o sector financeiro, que beneficia de uma melhoria da actividade económica.

Sem comentários: