16 janeiro 2008

O JARDIM DA INDEPENDÊNCIA

E aí está mais uma ameaça independentista de João Jardim. Como já discutimos aqui, é mais que natural e previsível que a retórica independentista aumente de tom nos próximos tempos, como forma de pressionar o governo central a ceder às pressões de Jardim e aumentar novamente o financiamento ao governo regional. Nas suas declarações mais recentes, João Jardim afirmou: "Eu tenho remado contra essa maré e se hoje há autonomia e a questão da unidade nacional não está em cima da mesa foi porque muito me empenhei neste sentido, embora Lisboa não o reconheça. Mas se o povo madeirense um dia quiser a independência, o meu lugar é ao lado do povo madeirense". Ou seja, João Jardim vitimiza-se e avisa implicitamente o governo central que algo como atrás-de-mim-virá-que-mais-mal-fará.
Sinceramente, eu acredito que Jardim não seja um independentista (aliás, ele já o declarou publicamente). No entanto, há (muita?) gente na Madeira que o é. E é sempre possível que a retórica indepentista suba de tom de tal forma que não haja volta a dar. Esperemos que não. Seria interessante saber o que os leitores (madeirenses ou não) pensam sobre este assunto.

1 comentário:

Sérgio Leal disse...

Olá,
eu sou madeirense e posso afirmar que as pessoas mais informadas na madeira sabem que é neste momento inviável a independência por uma questão de subsistência economica, mas eu diria que 80% das pessoas são de uma maneira ou outra pro independência. Quanto mais nao seja porque muitas delas nao saiem regularmente da madeira e não gostam da maneira como são olhadas (de cima pra baixo) pelos restantes portugueses.
As pessoas que saiem um pouco mais da madeira, vêem que não existem muitos lugares no continente que tenham a mesma qualidade de vida da madeira.

Eu próprio estudei em Coimbra e posso dizer que conheço Portugal de norte a sul, por isso posso afirmar que tirando Lisboa acho que não existe nenhuma cidade que oferece uma qualidade de vida tão boa como o Funchal. Só é pena a universidade da madeira não ser melhor.

Para que seja declarada independência só é preciso que a economia seja sustentável e que haja vontade politica, porque o resto vem por acréscimo.

Eu só acho é que deveria haver um maior combate a corrupção na madeira, porque isso pode afectar o desempenho económico da ilha...

cordiais saudações
Sérgio Leal