08 janeiro 2008

PORQUE É QUE ESTAMOS A FICAR ENTABACADOS


Segundo o PUBLICO de hoje, "no caso dos casinos, será possível combinar a Lei do Tabaco com a Lei do Jogo, que, ao contrário da legislação antitabágica, não estabelece limites para as áreas reservadas a fumadores e não-fumadores". É verdadeiramente impressionante. Sempre parece que, para acomodar o irresponsável inspector-geral da ASAE, estamos dispostos a inventar excepções ex post à lei do tabaco. Repare-se que o que está em causa não é a validade de uma lei do tabaco (eu, pessoalmente, sou a favor, como explicarei brevemente). O que está em causa é se queremos ou não tal lei. E é muito simples: ou a implementamos ou não. Abrir excepções ad hoc é errado e contra-producente. Não tarda muito surgirão outros a pedir mais e mais e mais excepções.
Como sempre, esta polémica resulta da tradicional falta de planeamento nacional. Introduzem-se leis sem tomarmos em linha de conta todos os possíveis contornos das mesmas. Como não planeámos adequadamente, depois temos remediar. Reagimos em vez de prevenirmos. Exactamente o contrário do que devíamos fazer.

1 comentário:

Salvador disse...

Como não sabia onde escrever, procurei o blog para dar os parabens pelo livro "os mitos da economia portugues" que acabo de ler.
Depois de o meu irmão ver uma entrevista sua na tv recentemente ficou agradado e procurou logo comprar o livro, eu, que nem tenho o habito da leitura nem percebo nada de economia, fiquei curioso em ler o livro, uma vez que de uma vez por todas quero ficar a parte destas questoes, sempre pertinentes. A formação dos portugueses nesta area é zero, em geral!
Adorei o livro e aprendi muito com ele! Não gostei muito da parte final quando fala nas alterações climáticas, ainda acho que esse mito anda na baila apenas pa dar que fazer a cientistas, q de outra forma nao tinham emprego!
Gostaria igualmente de lhe colocar a seguinte questao.
Que livros me aconselha a ler para ficar a par deste tipo de tema. Gostaria de aprender mais...
Obrigado e parabens uma vez mais