01 fevereiro 2008

JUROS BAIXOS (2) _ PERGUNTAS DOS LEITORES

O Sérgio Leal pergunta o seguinte em relação aos "JUROS BAIXOS": Que acontece depois, num caso destes? Quais as consequências para União Europeia agora que existe 1% de diferença entre a taxa de juros europeia e a norte-americana? Qual o impacto no inflacionado mercado imobiliário?
O dólar vai continuar a cair, vai continuar a desvalorizar-se face ao euro. Consequência: as nossas empresas que exportam para mercados fora da União Europeia vão continuar a perder competitividade em relação às suas congéneres internacionais. Claro que 70 por cento das nossas exportações vão para a UE, mas, mesmo assim, os custos mais elevados associados a um euro ainda mais forte continuarão a ter um impacto negativo junto das nossas empresas exportadoras.
Em relação ao mercado imobiliário, nos Estados Unidos a pronunciada descida das taxa de juro (que continuarão certamente a descer) irá ajudar o mercado a recuperar. No último ano, as declarações de não pagamento dos empréstimos bancários relativos à compra de casa cresceu 75 por cento nos Estados Unidos. Há assim muita gente que simplesmente não tem conseguido aguentar as prestações mensais e o mercado imobiliário tem-se ressentido grandemente, com as vendas de casas com as quedas mais pronunciadas dos últimos 25 anos. Uma descida das taxas de juro irá diminuir os pagamentos mensais dos empréstimos bancários (com taxa variável), o que aliviará os rendimentos das famílias que se encontram em dificuldade. Veremos se tal descida é suficiente para travar a espiral de descida do mercado imobiliário americano, o qual, como disse, se encontra demasiado inflacionado (e que, por isso, necessita de uma correcção).

1 comentário:

Sérgio Leal disse...

Muito obrigado pelas respostas :)
consigo, através do livro e agora com este blog tenho aprendido muito sobre economia :) muito obrigado mesmo.

tenho algumas perguntas mais :)

esta conjuntura, especialmente com a valorizacao do euro, nao quer dizer que o banco central europeu vai ter que necessariamente baixar a taxa de juros de modo a poder competir nos mercados internacionais? como é que a mercedes e a bmw vao vender nos estados unidos? será que os mercados asiaticos vao ajudar a conter a crise? serao estes mercados neste momento fortes o suficiente pra ajudar nas exportacoes europeias?

muito obrigado pelo seu tempo :)